Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Executiva de negócios da 2GO Bank comenta ETFs de criptomoedas: “Não sou adepta”

Os comentários foram feitos em entrevista ao BlockTrends durante a Febraban Tech 2023.

Jussara Hassan, Executiva de Negócios na 2GO Bank diz não ser adepta ao modelo de ETFs, e que não gera confiança à indústria de criptomoedas. Os comentários foram feitos em entrevista ao BlockTrends durante a Febraban Tech 2023.

A empresa oferece serviços de Banco como serviço, BaaS, além de ser um Balcão de OTC para fornecer liquidez em criptomoedas para institucionais. Além disso, a 2GO Bank patrocinou o BitSampa 2023. Hassan também comenta sobre a nova economia tokenizada, e o Real Digital e as novas oportunidades advindas com a tecologia.

Confira a entrevista:

BT: O que você acredita que uma empresa posicionada nesse setor pode ter de mais valioso para oferecer? Principalmente agora, com a chegada do real digital, e essa nova economia que Campos Neto tá querendo implementar no país.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Jussara Hassan: Eu acho que é uma coisa que a gente não tem mais dúvida, em relação a parte de regulamentação, é que realmente esse mundo tradicional vem caminhando pro mundo da tokenização.

Então acredito que seja, a empresa possibilitar que tokens sejam negociados, pareados ao real, ou não. Todavia, oferecendo também toda a parte integrada, a parte tecnológica integrada a uma solução de Bank as a Service, e até mesmo Crypto as a Service.

BT: Acredita que vamos presenciar em breve, ou talvez no longo prazo, uma integração mais forte com o sistema de finanças descentralizadas? Se sim, isso partiria por iniciativas privadas ou pelo próprio Banco Central?

Jussara Hassan: Na realidade eu acho que tem que separar duas coisas. Porque uma parte que é a evolução tecnológica que é natural. Acredito que isso vai ser integrado, tanto a parte de tokenização, corretoras descentralizadas e até mesmo algumas blockchains.

Mas também existe a parte regulatória que sim, cada vez mais, depois da regulamentação vai ficar na responsabilidade do Banco Central.

BT: Hoje quem são os parceiros da 2GO Bank?

Jussara Hassan: Hoje nós temos um contrato, bastante importante, de correspondente bancário e cambial com o BMP Money Plus, que inclusive está aqui na Febraban Tech com um estande bem bacana. Além disso, nós temos outros parceiros sendo homologados, que por questões de confidencialidade a gente não pode abrir ainda.

BT: Claro. E vocês são brasileiros, sediados no país mesmo?

Jussara Hassan: Sim, e eu acredito que a questão da gente ser uma empresa cem por cento brasileira é uma coisa bastante diferente nesse mercado cripto.

Geralmente as empresas, ou as soluções são internacionais, e nós somos um banco cem por cento brasileiro que busca a internacionalização a partir do Brasil, indo pros Estados Unidos. Nesse sentido, nós temos o nosso escritório que foi lançado há mais ou menos um mês em Miami.

Portanto, eu acredito que é uma solução muito ousada e muito inovadora. Desse modo, eu acho isso muito bacana, e a gente tem bastante orgulho de representar essa solução aqui no Brasil.

BT: Nessa parte de fintechs, não somente em cripto, vocês estão desenvolvendo algum produto relacionado a envio de remessas internacionais? Como um Pix internacional?

Jussara Hassan: Sim, a gente tem um produto, que lançamos aqui inclusive na Febraban Tech. [O produto] Não somente tem essa visão internacional, mas tem a cripto integrada. O produto se chama PixCripto, nele você faz um pagamento em Pix e recebe na sua carteira as criptos que você “tradou”, que você comprou, né?

BT: Qual sua visão sobre a recente onda de pedidos de ETFs spot em Bitcoin nos Estados Unidos?

Sendo bastante honesta, eu venho de uma cultura mais raiz do mercado cripto. Nesse sentido, você tem a liberdade de olhar pros seus recursos de uma forma um pouco mais individualizada.

[Essa liberdade] que é realmente o grande motivo das blockchains e do mundo das criptomoedas. Eu vejo muito mais um modelo de tokenização do que esse modelo mais engessado de ETF, inclusive que a B3 já oferece com cripto.

Eu, particularmente, não sou muito adepta a esse produto. Porque eu vejo assim, o mercado cripto, assim como em mercados inovadores, é construído muito em cima do relacionamento, da confiança, e da liberdade. Você ter a liberdade de gerenciar os seus próprios recursos é algo bem bacana, e que é o que a gente acredita aqui na 2GO.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica