Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

EUA aprova lei anti-CBDC; congressista compara Dólar Digital com PCC

Tom Emmer expressou preocupações sobre o entusiasmo do governo Biden por um CBDC, argumentando que tal iniciativa poderia comprometer os direitos de privacidade financeira dos americanos.

O Comitê de Serviços Financeiros dos EUA aprovou nesta quarta-feira (20) a primeira lei anti-CBDC (Central Bank Digital Currency) do país. Nesse sentido, a legislação, defendida pelo congressista Tom Emmer, visa combater a crescente ameaça de um “estado de vigilância do governo em constante expansão”.

Para fins de contexto, em 12 de setembro, antes da decisão, o grupo de Tom Emmer reintroduziu a Lei do Estado de Anti-Vigilância de moedas digitais do banco central (CBDC). O propósito era evitar que burocratas não eleitos emitissem um CBDC que pudesse comprometer a privacidade financeira dos americanos.

A lei busca esclarecer os limites acerca da emissão de um CBDC no país através do Federal Reserve (Fed). Confira o que diz a lei:

  • Emissão Direta de CBDC: O Federal Reserve não pode emitir diretamente uma moeda digital do banco central (CBDC) para os cidadãos. A justificativa é de que, isso garante que o Fed não se transforme em um banco de varejo, que colete informações financeiras pessoais dos americanos.
  • Emissão Indireta de CBDC: A lei também impede que o Fed emita uma CBDC para indivíduos por meio de intermediários. Isso significa que o Fed não pode lançar uma CBDC de varejo usando o sistema financeiro existente.
  • Autorização do Congresso: O Fed e o Tesouro dos EUA não têm o poder de criar uma CBDC sem a aprovação do Congresso.
  • Uso de CBDC na Política Monetária: O Federal Reserve não pode usar a CBDC como uma ferramenta para influenciar, ou controlar, a economia dos EUA.

Em resumo, conforme relata o projeto de lei, ela visa proteger a privacidade financeira dos cidadãos, e garantir que o Federal Reserve não tenha poder excessivo no uso de moedas digitais para “influenciar a economia”.

CBDC trará controle estatal

Portanto, para Emmer, a tecnologia, da forma que foi proposta pelos Estados Unidos, é similar ao sistema de vigilância do PCC (Partido Comunista Chinês).

“Valores americanos. É disto que a futura economia digital global precisa. Se não for aberta, sem permissão e privada – tal como o dinheiro – uma moeda digital do banco central nada mais é do que uma ferramenta de vigilância ao estilo do PCC que pode ser usada como arma para oprimir o modo de vida americano. Se a China aceitar isso, você sabe que vale a pena lutar contra isso neste país”, diz o congressista.

Emmer faz referência  ao modo que a China utiliza um CBDC. Nesse sentido, para criar um sistema de crédito social. Além disso, ele também usa como argumento a decisão do governo Trudeau de congelar contas bancárias de manifestantes em 2022.

“Este projeto de lei é simples: impede os esforços deste Estado Administrativo sob o Presidente Biden de emitir uma ferramenta de vigilância financeira que irá minar o modo de vida americano”, ressalta.

Vale ressaltar que, enquanto as criptomoedas, como o Bitcoin, operam fora do alcance do governo, ou seja, são descentralizados, os CBDCs são moedas soberanas digitais controladas pelo governo. Na visão de Emmer, uma CBDC pode permitir que o governo monitore e até controle transações.

Nesse sentido, Emmer expressou preocupações sobre o entusiasmo do governo Biden por um CBDC, argumentando que tal iniciativa poderia comprometer os direitos de privacidade financeira dos americanos.

Desse modo, a legislação ganhou apoio significativo, com 60 membros do Congresso, incluindo French Hill, Warren Davidson e Byron Donalds, endossando-a. Além disso, várias organizações, desde a Associação Independente de Banqueiros da Comunidade até a Associação Blockchain, também mostraram apoio.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira