Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Embraer destrona Cessna e é o jato preferido de milionários americanos

O feito da empresa tupiniquim foi comemorado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em publicação no X, antigo Twitter.

A empresa brasileira fabricante de aeronaves Embraer conquistou o título de produtora do jato particular mais utilizado nos Estados Unidos, conforme levantamento da Bloomberg. Desse modo, a brasileira superou a Textron Cessna, que estava há 15 anos na liderança.

Nos últimos 12 meses até agosto, o jato de médio porte Embraer Phenom 300 fez mais de 360 mil decolagens e pousos em aeroportos dos EUA. Desse modo, o jato com capacidade para até nove passageiros, superou por cerca de 1.400 operações a família de jatos Cessna Citation Excel.

Durante aproximadamente 15 anos, de acordo com os relatórios mensais de operações de jatos executivos da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, o jato particular mais utilizado foi o Excel da Cessna.

No entanto, o Phenom 300 da Embraer viu um aumento em sua popularidade. Muito impulsionado por sua menor queima de combustível, custo cerca de um terço menor. Além de maior velocidade e alcance em comparação com o Citation Excel. Brian Foley, consultor de aviação privada, explicou por e-mail à Bloomberg que esses atributos compensaram o espaço menor na cabine do Phenom 300.

O feito da empresa tupiniquim foi comemorado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em publicação no X, antigo Twitter. “Uma prova cabal da confiança dos passageiros estadunidenses na segurança e qualidade das aeronaves da Embraer, que é um orgulho nacional”, diz Alckmin.

Phenom 300 é o favorito

Foley mencionou que o Phenom 300 se tornou favorito entre fornecedores de fretamento e compartilhamento de jatos. Nesse sentido, o escolhem para voos muito mais frequentemente do que os operadores médios de aeronaves. A Embraer projetou o jato especialmente para uso intensivo, influenciada por sua vasta herança de aviões comerciais.

No mês de maio, a NetJets, pertencente à Berkshire Hathaway foi considerada a maior operadora de jatos particulares. Nesse sentido, anunciou um acordo avaliado em US$ 5 bilhões para adquirir até 250 aeronaves Embraer Praetor 500. Essa aeronave, de porte superior ao Phenom 300, será acompanhada por um contrato de serviços. No ano anterior, a divisão de jatos particulares correspondeu a cerca de 27% das vendas da Embraer, totalizando 4,2 bilhões de dólares.

Com exceção do período de 2007 e 2008, quando o jato Hawker 800, agora descontinuado, foi a principal aeronave privada dos EUA, a Cessna manteve o título de líder com base nos dados da FAA desde 2001.

Apesar de agora a Embraer poder se orgulhar de ter o jato particular mais utilizado nos EUA, a Textron ainda lidera em termos de número total de horas de voo de aeronaves, graças à sua extensa linha de jatos, abrangendo desde aeronaves muito leves até os supermédios da série Longitude.

A Cessna também está inovando a família Excel com o Citation Ascend, previsto para iniciar operações em 2025, de acordo com a empresa. A Textron afirmou por e-mail à Bloomberg: “Um em cada três jatos executivos em todo o mundo é um Cessna Citation, e atualizações de produtos como essa continuam a fornecer aos clientes novas razões para nos escolher devido ao nosso desempenho comprovado, tecnologia de ponta e experiência de cabine incomparável”.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas