Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Inflação dos EUA cai para 3% em junho e pode ajudar o bitcoin

A taxa de inflação dos EUA, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI), caiu para 3% em junho, uma queda significativa em relação aos 4% de maio.

A queda da taxa de inflação(CPI) dos EUA foi melhor do que as expectativas dos economistas, que previam uma queda para 3,1%.

O CPI central, que desconsidera os custos instáveis de alimentos e energia, também apresentou uma queda para 4,8%, um declínio expressivo em relação aos 5,3% anteriores e contrariando as previsões de 5,0%. 

Esta redução na inflação central é de grande importância para os responsáveis pela política monetária do Federal Reserve, que têm acompanhado de perto estes números.

A inflação tem sido um tópico de grande discussão recentemente, com a taxa de inflação dos EUA alcançando um pico de 9,1% em 2022. No entanto, desde então, a taxa de inflação tem diminuído, com a taxa de junho de 3% sendo a mais baixa desde o pico. 

A taxa de inflação central também começou a ceder, caindo para 4,8% de 5,3%, o ritmo mais lento desde outubro de 2021.

Taxas de Juros Também Serão Impactadas

Apesar da diminuição na inflação, os mercados e o Fed continuam a prever um novo aumento da taxa. No qual, ocorrerá quando o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) se reunir mais tarde neste mês. 

A ferramenta FedWatch do CME indica uma probabilidade de 91,1% do FOMC aumentar as taxas em sua reunião de 25 a 26 de julho.

Enquanto isso, o preço do bitcoin, que tem oscilado entre $30.000 e $31.000 por vários dias, subiu levemente para $30.900 após o relatório, mas depois recuou para pouco menos de $30.800.

Os mercados tradicionais, por outro lado, estão em movimento, com o rendimento do Tesouro dos EUA a 10 anos caindo 6 pontos base para 3,91% e o rendimento a 2 anos caindo 14 pontos base para 4,73%. O índice do dólar caiu 0,5% e os futuros do índice de ações apontam para um ganho de quase 1% na abertura.

Em suma, a queda na inflação dos EUA em junho foi uma surpresa positiva para os mercados. No entanto, a atenção agora se volta para o Federal Reserve e suas próximas decisões sobre as taxas de juros.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos Analistas aumentam estimativa de lucro do Nubank em 4x e banco sugere “calma” Terceiro homem mais rico do México tem 60% do patrimônio líquido em Bitcoin