Em tempos de flutuação acentuada do preço do Bitcoin, a movimentação de um grupo de 1000 investidores com carteiras com mais de 1000 BTCs costuma chamar a atenção. Segundo um estudo publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER), uma organização privada americana, eles controlam ao menos 3 milhões de Bitcoins, ou ⅕ do total existente hoje.
Este grupo que possuem carteiras com mais de 1000 BTCs, conhecido como as “Baleias” do Bitcoin, costuma gerar sinalizações importantes para o mercado a depender de suas posições.
Em novembro e dezembro deste ano, o grupo esteve inclinado a vender bitcoins, o que ajudou a movimentar o mercado em um sinal de queda.
Considerando que a liquidez das exchanges gira em torno de 2 milhões de Bitcoins, a movimentação do grupo pode aumentar ou diminuir o número de bitcoins, afetando o seu preço, e provocando, como já virou costume, flutuações bruscas capazes de liquidar aqueles que operam alavancados.
Com a introdução de ETFs de futuros nos EUA, o poder do grupo aumentou, tendo em vista o maior peso de alavancagem na formação do preço do ativo.
Agora, conforme análise utilizando dados públicos da blockchain do Bitcoin, o grupo aparenta estar em um momento de acumulação, retomando compras do ativo, o que costuma ser um indicador antecedente de altas.
Conforme ressalta Willy Woo, analista de cripto independente com foco em análise on-chain, o movimento de queda desta vez, porém, não teve presença dos chamados investidores institucionais, o que sugere que não há fundamentos para a queda além da especulação de curto prazo.
Em outra análise, é possível ver que a correlação entre o S&P500 e o Bitcoin voltou a crescer, apontando que a fundamentação pode estar relacionada ao mercado em geral, sem especificidades do Bitcoin.
Outro ponto relevante tem sido o aumento de dominância do Bitcoin em relação ao mercado cripto como um todo, apontando que as apostas em altcoins parecem estar diminuindo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com