Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Brasil bate recorde de empresas que investem em bitcoin

Número de investidores institucionais continua crescendo mesmo com o inverno cripto, e atinge mais de 12 mil empresas.

Mais de 12 mil empresas declararam que investem em bitcoin (BTC) para a Receita Federal. De acordo com levantamento do órgão, em agosto de 2022, 12.053 pessoas jurídicas apresentaram declaração de investimentos na criptomoeda.

O número representa um recorde para o relatório da Receita Federal. Desde agosto de 2019, o órgão recolhe informações sobre transações com criptomoedas que ultrapassem R$ 35 mil por mês.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Assim, considerando o número obtido em julho de 2022, em apenas um mês o número de empresas que investem em bitcoin cresceu mais de 6% no país. Pela primeira vez, esse número atingiu 12 mil pessoas jurídicas.

Cresce número de empresas que investem em bitcoin

O número de empresas que investem em bitcoin cresceu expressivamente desde que os dados começaram a ser compilados pela Receita Federal. Considerando a mínima atingida em abril de 2020, de 1.526 pessoas jurídicas, é como se o número de empresas com bitcoin tivesse aumentado mais de 800% nos últimos dois anos.

Entre agosto de 2019 e agosto de 2022, o número de investidores institucionais de bitcoin variou entre 1.526 e 12.053, aponta a Receita Federal. Esse número começou em 2.261, mas foi caindo até 1.526 em menos de um ano.

Com o halving e a valorização do bitcoin entre 2020 e 2021, o interesse de investidores institucionais na criptomoeda aumentou. Em março de 2022, pela primeira vez, pessoas jurídicas que investem na moeda digital ultrapassaram 10 mil declarações, atingindo naquele mês 11.794.

O relatório da Receita Federal também traz um dado importante sobre a presença feminina no mercado cripto. Assim como os investidores institucionais, o interesse de pessoas do sexo feminino aumentou no mercado cripto.

Em agosto de 2022, as mulheres atingiram 18,92% dos investidores de bitcoin que declararam suas movimentações para a Receita Federal. Ou seja, cerca de um a cada cinco investidores da criptomoeda é do sexo feminino.

Nos últimos quatro anos esse número variou entre 10,49% e 18,92%. O número de mulheres no mercado cripto quebrou recorde, assim como o número de empresas que investe na criptomoeda.

Ao contrário de pessoas físicas, que em sua maioria utilizam exchanges para negociar bitcoins, pessoas físicas movimentam a criptomoeda fora de plataformas. O relatório da Receita Federal mostra que investidores institucionais movimentaram R$ 2,4 bilhões em BTCs, mas fora de exchanges.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas