O Bitcoin está na reta final para o halving, evento que diminui a emissão de novos bitcoins pela metade. Restam menos de 15 dias para um dos maiores eventos da rede Bitcoin tomar forma, e ser implementada. Portanto, a pergunta natural que muitos fazem é qual o impacto que o evento pode exercer em corretoras como Bybit.
Em 2024, a redução será da atual recompensa de 6,25 bitcoins por bloco para 3,125. O halving é um evento ocorrido aproximadamente a cada quatro anos, ou a cada 210 mil blocos adicionados à rede Bitcoin (BTC). O evento tem um impacto significativo na forma como o Bitcoin funciona. Especialmente em relação à sua oferta e, muitos discutem que também ao seu valor.
Com uma emissão programada para um limite de 21 milhões de unidades apenas, o Bitcoin fica a um passo a mais de sua escassez. Isso é, as corretoras que oferecem podem sentir uma pressão na oferta, principalmente com aumento da demanda vindo de institucionais.
Corretoras que vendem Bitcoin, como a Bybit, funcionam por meio de um livro de ofertas que combina ordens de vendas com compras. Desse modo, o algoritmo encontra um preço médio no meio da oferta e demanda.
Como analisar o impacto?
Portanto, o aumento de ordens de compra (pressão compradora) somado com menos bitcoins no mercado e institucionais como BlackRock demandando a criptomoeda é a receita perfeita para uma valorização no preço. O impacto pode acontecer no médio prazo, mas é constante. Contudo, a narrativa do halving do Bitcoin por sí só pode ser capaz de impulsionar as compras na Bybit.
Um reforço desta lógica é o fato de que grandes bancos estão buscando comprar direto da fonte, mineradores, por teoricamente não ter mais suficiente nas corretoras. Para buscar ficar de olho, é possível acompanhar as reservas em Bicoin dessas corretoras.
Por exemplo, nestes dias pré-halving do Bitcoin é interessante ficar de olho em grtáficos de análises do blockchain. Por meio de sites como The Block Data, Glassnode, Coinglass e outros é possível ver o volume de Bitcoin negociado nestas corretoras.
Além disso, é interessante ficar de olho no fluxo de saída destas plataformas. geralmente, quanto maior o volume de Bitcoin saindo, menos gente quer vender, e durante o halving é comum que corretoras como Bybit passem por essa escassez.
No dia 11 de março deste ano, haviam 13,4 mil BTC somados nas principais corretoras. Contudo, esse número reduziu para 4,6 mil BTC até o dia 4 de abril. Trata-se de uma redução de 8,8 mil BTC em menos de 1 mês. No preço atual, são US$ 594 milhões de saída das corretoras, majoritariamente para carteiras de auto custódia.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com