De acordo com o indicador do TradingView, a capitalização de mercado do Bitcoin agora é maior do que a de todas as outras criptomoedas combinadas, dominância ultrapassa os 50%.
A última vez que o Bitcoin se aproximou da marca de 50% foi em junho de 2022, quando todo o mercado de criptomoedas desabou devido a notícias de inflação persistentemente alta nos Estados Unidos.
Nesse período, o Bitcoin caiu dramaticamente, mas moedas como Ethereum (ETH) caíram ainda mais, principalmente tokens de baixa capitalização de mercado.
A situação atual se deve na maioria ao aumento da pressão regulatória por parte da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Assim como à entrada de investidores institucionais no mercado.
Uma das maiores gestoras de ativos do mundo, a BlackRock, fez uma solicitação para um ETF (Exchange Traded Fund) de Bitcoin. Que por sua vez, foi um dos principais movimentos impulsionadores do crescimento do preço do Bitcoin nos últimos dias.
Além disso, a SEC tem aumentado a repressão a ativos digitais que classifica como títulos. Algo que, tem levado os investidores a buscarem refúgio no Bitcoin.
Nesse sentido, o presidente da SEC, Gary Gensler, reforçou que vê o Bitcoin como uma commodity, enquanto a maioria das altcoins possuem estrutura centralizada.
Vale ressaltar que, a dominância observada neste cálculo inclui a capitalização de mercado de stablecoins. Portanto, não representa diretamente a dominância em relação a outros ativos digitais não estáveis.
Dessa forma, a redução da capitalização de moedas como a BUSD, stablecoin da Paxos e Binance que foi punida por órgãos reguladores, deixando de emitir novas unidades e interferindo no valor percentual de mercado.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com