Investimentos

Ao contrário de fundos short, GameStop segue viva disparando 60%

No mesmo mês no qual o principal fundo que apostou contra a GameStop declarou o fim de suas operações, a empresa ressurgiu disparando 60%.

Foi em janeiro de 2021 que um dos episódios mais inexplicáveis do mundo financeiro moderno ocorreu, a primeira temporada das chamadas ‘meme stocks’.

Fruto de uma combinação de uma rede de lojas de videogame à beira da falência e um fórum de usuários do Reddit, a explosão das ações da GameStop explicitaram como um mercado estupefato de estímulos monetários pode ir à irracionalidade.

Alavancando as ações da GameStop em mais de 2400%, os investidores de varejo do fórum r/wallstreetbets conduziram o mercado à irracionalidade e levaram fundos tradicionais do mercado a prejuízos bilionários.

A GameStop, empresa escolhida para a peça, passava por uma péssima fase financeira com os avanços digitais que inutilizavam jogos de mídia física comercializados pela companhia, além é claro, do gigantesco prejuízo financeiro gerado pela COVID-19.

A má fase era enxergada como uma fácil oportunidade de fazer dinheiro para diversos fundos hedge, que empilhavam posições short na empresa.

Dentre as gestoras, a Melvin Capital foi sem dúvidas a que se saiu pior em toda essa história.


Em meio ao alvoroço dos investidores de varejo sob a ação, a Melvin Capital perdeu $2 bilhões em 2 semanas com a disparada das ações, terminando aquele mês sob um prejuízo de $6,8 bilhões, uma redução de mais de 50% nos ativos sob custódia.

As perdas financeiras levaram a Melvin Capital a uma espiral irreversível, que resultou no encerramento de suas atividades neste mês.

Ironicamente, sua maior vilã ressurgiu nesta semana.

Agora, com o respiro das bolsas globais, que após sucessivas semanas em queda registraram altas generosas com o S&P500 disparando 5,5% no acumulado semanal, a Gamestop disparou sobre mais uma fúria dos investidores de varejo.

Entre o primeiro pregão de segunda e o dia de ontem, as ações chegaram a disparar 60%, posteriormente recuando seus ganhos para 40%. 

A alta, foi mais uma vez fruto das comunidades do Reddit, que colocaram a empresa no topo dos temas trend e alavancaram a liquidação de posições vendidas da empresa.

Mesmo com a alta, a GameStop continua sendo uma ação com amplo número de posições short, o que aumenta ainda mais a volatilidade e risco de um eventual short squeeze.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Problemas de liquidez afetam 4 plataformas cripto Torcidas brasileiras de futebol irritam jornais argentinos com piada Quanto ganham os executivos de empresas estatais 5 bancos que já revisaram o PIB brasileiro para cima em 2022 Como era o Brasil no ano da conquista do penta