Artigo

Entenda como o Robinhood, o app utilizado por investidores do Reddit, se tornou o vilão da história


Por Felippe Hermes
Janeiro 29, 2021

201

Você sabe que há algo de errado quando a congressista americana Alexandra Ocasio Cortez autointitulada socialista e Donald Trump Jr decidem se juntar para criticar a mesma coisa.

Foi por volta do século 15 que Robinhood se tornou conhecido nas canções de bardos medievais. Dentre as várias versões da lenda, aquilo que se repete sempre é a maneira como o Robin do capuz (hood) verde utiliza sua habilidade para combater os ricos e distribuir a riqueza entre os habitantes de Nottingham.

Ignore os economistas chatos que lhe diriam que ao criar insegurança na floresta por conta dos assaltos a cidade de Nottingham acabaria ficando isolada e consequentemente mais pobre pela ausência de comércio.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Fato é que a lenda e o herói em questão inspiraram filmes, livros e mais recentemente um aplicativo de corretagem de ações que tem por objetivo justamente colocar os excluídos em condições de combater os ricos.

Desde 2013 o app Robinhood se tornou uma mania, em especial entre aos mais jovens, graças a sua técnica de gamificação dos trades (quando um cliente ganha dinheiro em um trade, por exemplo, o app joga confetes na tela).

Com 13 milhões de clientes, a Robinhood gera 40 vezes mais operações de compra e venda do que a concorrente Charles Schwab, que tem 12,7 milhões de clientes.

Os clientes do app também fazem 88 vezes mais operações envolvendo opções (como as que foram utilizadas no caso da GameStop), do que os clientes da Charles Schwab, até então a maior corretora americana.

E qual o motivo afinal de incentivar essa insanidade de operações de Day Trade? A questão é relativamente simples.

Os clientes não pagam nada para operar (uma prática que está se tornando comum em outras corretoras), mas a Robinhood ganha em cada operação realizada por seus clientes.

O processo que leva a empresa ganhar dinheiro cobrando zero dos clientes é chamado de “pagamento por fluxo de ordem”.

Em suma, uma empresa que é responsável por formar o mercado (comprar ou vender uma ação para garantir liquidez), paga a Robinhood para saber que operações seus clientes estão fazendo.

Com o conhecimento sobre o que os clientes fazem, os formadores de mercado como a Citadel, a maior delas e a mesma responsável pela GameStop, decidem se irão simplesmente executar a ordem, ou se irão operar contra a ordem do cliente.

A grande questão entretanto, que faz a Robinhood faturar muito mais do que qualquer empresa com este modelo é o fato de que as empresas que compram essa ordem consideram mais fácil ganhar dinheiro em cima dos clientes do app.

A Robinhood ganha até 15 vezes mais do que a Schwab ao vender as ordens de seus clientes porque eles são considerados menos experientes, e na prática, o app trabalha incessantemente para garantir que seus clientes sejam de fato mais aptos a cometer erros, afinal, ele incentiva que os clientes façam operações complexas como as de opções e achem tudo divertido.

Tudo isso já causou uma série de problemas a Robinhood, uma empresa hoje avaliada em $13 bilhões.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Como o The New York Times relata, alguns clientes como o Richard Dobatse, um médico da Marinha americana, se tornam simplesmente viciados em operar.

Dobatse inicialmente utilizou $15 mil de seu cartão de crédito para operar. Quando começou a perder dinheiro colocou outros $30 mil conseguidos em um empréstimo.

O médico chegou a ter $1 milhão na conta, mas acabou perdendo quase tudo novamente.

O caso mais notório entretanto é o de Alexander Kearns, de 20 anos, que se matou ao visualizar uma informação de perda de $730 mil.

Na realidade porém, Kearns estava ganhando $16 mil e a informação na tela era apenas uma estimativa de perda potencial.

Em suma, o app incentiva com sua linguagem simples, que jovens ou adultos se viciem cada vez mais em operar mecanismos complexos, para assim faturar alto (a empresa faturou $600 milhões, metade disso vendendo as ordens de seus clientes).

Em dezembro de 2020 o app concordou em pagar $65 milhões em multas para a SEC, a reguladora do mercado, por não informar aos seus clientes de maneira correta a forma como a empresa fatura em cima deles.

Outras questões também envolvem perdas de $34 milhões por ordens executadas a preço inferior.

Em suma, os mecanismos fáceis criados pela Robinhood escondem a complexidade do mercado, além de ignorarem questões envolvendo risco.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

No Brasil, um estudo da FGV aponta que 97% de quem opera Day Trades na bolsa (compra e venda no mesmo dia), perde dinheiro. Já os ganhadores levam em média menos de R$300 por dia.

No caso dos clientes que operaram em GameStop, a empresa também executou ordens não solicitadas alegando que os clientes estariam em risco, além de restringir o acesso a determinadas ações.

Neste momento o congresso americano discute possíveis medidas contra as práticas do app.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

201 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami