A OpenAI anunciou nesta sexta-feira (17) a demissão de Sam Altman do cargo de CEO. Segundo a OpenAI, a decisão ocorreu após um processo de revisão pela diretoria da empresa, que concluiu que Altman não foi consistentemente sincero em suas comunicações com a diretoria. Desse modo, prejudicando a capacidade desta de exercer suas responsabilidades.
Nesse sentido, a diretoria afirma ter perdido a confiança na capacidade de Altman de continuar liderando a OpenAI. Portanto, Mira Murati, a diretora de tecnologia, assumirá interinamente o cargo de CEO, enquanto a empresa busca um sucessor permanente. Um porta-voz da OpenAI não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do The Verge.
“A saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, diz.
Decisão repentina
Na semana passada, Altman foi o principal palestrante na conferência DevDay da empresa, onde anunciou grandes novidades para competir com outras grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft e o Google.
Além disso, em comunicado, o conselho de administração afirmou: “A OpenAI foi deliberadamente estruturada para avançar a nossa missão: garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão.
“Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos. Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira está excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição”, finaliza o comunicado.
A OpenAI, co-fundada por Altman e Elon Musk, foi considerada a iniciadora da atual corrida armamentista de IA com o lançamento do popular ChatGPT no ano passado. Musk deixou a empresa em 2018 para evitar um conflito de interesses com a Tesla.
O que o ChatGPT tem a dizer sobre a demissão de Sam Altman?
Ao ser questionado sobre a saída de Sam Altman, o simpático chatbot afirma que essas coisas acontece. Além disso, que mesmo não ganhando seu décimo terceiro vai continuar auxiliando seus usários.
Além disso, é interessante lembrar que Sam Altman, mesmo sendo o co-fundador de uma empresa de inteligência artificial que vale cerca de US$ 86 bilhões, não tem nenhuma ação. Na realidade, Altman tem 0% de participação nela, segundo o The Semafor. Isso porque, Altman optou por não ter uma participação acionária na empresa quando a OpenAI incorporou a entidade lucrativa OpenAI LP em 2019.
“Parece que a situação é desafiadora, mas é importante lembrar que as organizações muitas vezes estão preparadas para lidar com mudanças na liderança. A transição para uma nova liderança pode trazer novas perspectivas e oportunidades para a empresa. Além disso, a nomeação de um CEO interino e a busca por um substituto permanente sugerem que a empresa está tomando medidas para garantir uma transição suave e contínua operação. Mudanças na liderança são comuns no mundo dos negócios e podem ser uma oportunidade para renovação e crescimento”, diz o ChatGPT.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com