Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Receita Federal vai usar Inteligência Artificial para monitorar transações em cripto

Ademais, a Receita Federal também expressou preocupação com a popularização de stablecoins como meio de pagamento.

A Receita Federal do Brasil (RFB) revelou uma mudança no perfil dos investidores de criptomoedas brasileiros, destacando a popularização das stablecoins. Até meados de 2022, o Bitcoin dominava o mercado, mas foi superado pela stablecoin Tether (USDT). Cujo volume de negociações já é quase o dobro do Bitcoin.

Nesse seentido, a RFB observou uma mudança significativa no perfil das transações com criptomoedas nos últimos anos. Com a negociação de Bitcoin e outras criptomoedas sendo superada pela movimentação de stablecoins como o Tether.

A Tether, fazendo paridade com o dólar americano e majoritariamente lastreada por títulos do Tesouro americano, tornou-se uma maneira fácil de obter exposição à economia dos EUA.

Além disso, a Receita Federal alertou que essa mudança merece atenção, pois pode ter implicações significativas no cenário tributário e regulatório das criptomoedas no país. Em 2023, 80% da movimentação de criptomoedas informada é relativa ao USDT.

Dados de setembro mostraram as 20 criptomoedas mais negociadas por brasileiros, com 3 stablecoins entre as 4 com maior volume. Mais de 4,1 milhões de contribuintes declararam transações em um único mês, batendo recorde.

Ademais, a Receita Federal também expressou preocupação com a popularização de stablecoins como meio de pagamento. O orgão citou um artigo do Fundo Monetário Internacional (FMI) que alertou sobre o potencial das stablecoins substituírem moedas nacionais e impactarem políticas fiscais e monetárias, especialmente em economias em desenvolvimento.

A RFB também revelou possuir um sistema completo de análise para monitorar o mercado de criptomoedas, capaz de detectar transações suspeitas e acompanhar onde as transações estão sendo realizadas.

Desse modo, o órgão já está usando técnicas modernas de processamento de dados, inteligência artificial e análise de redes complexas. Desenvolveu-se uma nova funcionalidade para representar os relacionamentos entre operadores, o que facilita a análise na busca de irregularidades tributárias.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Os 10 maiores salários da Faria Lima Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil