Artigo

A importância da autorregulação na criptoeconomia


Por QR Capital
Dezembro 13, 2018

290

As criptomoedas têm um potencial de disrupção enorme. Boa parte desse potencial pode ser atribuída à descentralização da rede, onde são feitas, por exemplo, transações financeiras entre usuários sem a presença de qualquer entidade mediadora. Só que essa característica acabou trazendo um ônus: se a rede é horizontal, como podem haver boas práticas e regulamentos comuns a todos?

A questão tem se tornado cada vez mais relevante diante do aumento do número de corretoras no Brasil e no mundo. A entrada de novos players e moedas no mercado crescem exponencialmente, mas a criação de protocolos e políticas de transparência e segurança não acompanham a oferta dos serviços de cripto.

Para alguns analistas, a expectativa é que, no futuro, o mercado de criptomoeda seja parecido com o mercado de ações. A comparação com a já tradicional forma de investimento faz sentido em alguns pontos para muitos especialistas, já que tanto para investir em criptomoedas quanto para apostar em ações é necessário aprender a conviver com a volatilidade dos preços.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Além disso, a maneira de como é feita a leitura de gráficos de uma ação no Ibovespa é parecida com a de um gráfico de análise, por exemplo, do Bitcoin. Mas há diferenças importantes. Embora ainda não seja regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), há quem se antecipe e busque soluções do mercado convencional.

Neste sentido, um bom exemplo é a QR Capital. A nossa companhia oferece serviços de gestão e corretagem de criptomoedas amparados por uma política de protocolos inspirados no mercado financeiro. Isso significa, por exemplo, que todo cliente tem acesso diário aos valores das carteiras — uma relação de transparência cliente-corretora que ainda não existe no mercado.

Outro valor apresentado pela QR Capital é o Stop Loss na hora de investir. Nossa política definida foi a de elaborar estratégias para limitar uma possível volatilidade negativa. Também foram criadas métrica rígidas para expor o investimento a uma determinada moeda e a ter limites claros de concentração de recursos.

Na QR Capital, os resultados dos nossos serviços são auditados a cada trimestre por uma consultoria independente e publicados no portal para consulta. Ao mesmo tempo, a empresa vai exigir de todos os novos investidores os procedimentos de Know Your Customer (KYC), em respeito às normas éticas operacionais, administrativas e legais de prevenção à lavagem de dinheiro.

O debate sobre a autorregulação ainda é inicial, mas a empresa acredita que é importante dar um passo à frente neste processo.

290 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami