Economia

Nubank não libera saques de bitcoin e esconde dados sobre transações

Aplicativo pode oferecer novas criptomoedas, mas não informa sobre volume negociado por usuários

O Nubank começou a oferecer recentemente a negociação de criptomoedas no aplicativo. Através do banco digital, os usuários podem comprar e vender bitcoin e ether (ETH).

No entanto, não é possível transferir o saldo para um endereço externo ao aplicativo do banco digital. Além disso, não é possível transferir criptomoedas de uma carteira para o Nubank.

O serviço está disponível através do Nubank Cripto. O banco disponibilizou uma aba exclusiva para a negociação de criptomoedas dentro do aplicativo. Dessa forma, é possível investir em bitcoin ou ether a partir de R$ 1.

A cotação das criptomoedas é apresentada em tempo real, e com alguns cliques, o usuário consegue efetivar a compra e ou venda com o saldo em reais armazenado na NuConta.

Sem a função de saque, as criptomoedas dos usuários permanecem apenas no aplicativo. A única opção para o investidor é vender ou armazenar o saldo no banco digital, que funciona também como uma carteira digital.

Nubank sem saques e dados sobre transações

O mercado cripto foi criado através da tecnologia blockchain, onde todos os dados de transações são registrados de forma transparente, segura e descentralizada. Parte dessas informações podem ser consultadas por qualquer um, e são chamadas de chaves públicas e endereços públicos.

Plataformas que negociam criptomoedas possuem APIs, onde é permitido acompanhar o volume de negociação total dos criptoativos. No entanto, no Nubank isso não é possível.

Sem divulgar dados sobre as transações com criptomoedas, o Nubank não demonstra os dados sobre o volume de negociação da plataforma. Diferentemente de empresas como exchanges, o banco digital acredita que essas informações são consideradas estratégicas e que não podem ser identificadas.

“O Nubank não abre esses dados por questões estratégicas.”

Outras criptomoedas no aplicativo

Inicialmente, o Nubank Cripto oferece a compra e venda de bitcoin e ether. Porém, o banco pode ofertar outras criptomoedas no aplicativo, de acordo com a necessidade dos usuários.

Sem mencionar quais criptomoedas podem ser listadas, o Nubank declara que a oferta de criptoativos no aplicativo é de longo prazo. Dessa forma, outros projetos podem ser listados futuramente.

“Nosso foco é descomplicar esse mundo das criptomoedas e democratizar o acesso às pessoas interessadas, por isso optamos por iniciar nossa experiência com as duas moedas digitais mais populares. Esta é uma visão de longo prazo, então, conforme os clientes que já considerem essa possibilidade avancem nesta jornada, nosso time que faz a curadoria das criptomoedas oferecidas pode avaliar a ampliação das ofertas.”

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Faraó do Bitcoin declara R$60 milhões em campanha política Brasil volta a crescer e PIB sobe 0,69% em junho Quanto os bilionários brasileiros já perderam em 2022 Como o Flamengo saiu da falência para o maior orçamento do Brasil Inflação mensal na Argentina supera a anual no Brasil em Julho