Em relatório recente, um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos, Morgan Stanley, discorreu sobre a importância da Inteligência Artificial (AI). O banco afirma ser um dos temas de investimento mais relevantes na próxima década.
“Na ausência de saber a data do pico da atual corrida de touros da IA, assumimos que o rali do mercado alimentado por IA generativa começou com o lançamento do ChatGPT e, portanto, medimos o rali atual de dezembro”, os analistas Edward Stanley e Matias Ovrum escreveu.
O Morgan Stanley investigou se o recente desempenho superior no setor poderia representar a formação de uma bolha. No entanto, concluiu-se que o desempenho do índice de IA não corresponde ao padrão de retornos de bolha pré-pico históricos.
Conforme a pesquisa, noticiada pelo CoinDesk, as chamadas bolhas de investimento tendem a subir em média 154% nos três anos anteriores ao pico, e 217% em média.
Enquanto os vencedores da IA, como a Nvidia (NVDA), ganharam mais de 200% no acumulado do ano, os índices de IA mais amplos aumentaram apenas cerca de 50% e ainda não estão acima das máximas anteriores de 2021. “A rigidez e a amplitude da difusão diferenciam a IA dos ciclos de hype anteriores”, acrescentou a nota.
O gigante de Wall Street prevê que a adoção da IA começará a ter um impacto significativo na economia dos EUA entre 2025 e 2030. Há também uma menção a outra previsão do Goldman Sachs, que estima que o investimento em IA poderia alcançar US$200 bilhões globalmente até 2025.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com