Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Mercado Bitcoin obtém acesso a dados financeiros pelo BC

A empresa é a primeira do país com este tipo de acesso aprovado

O Mercado Bitcoin recebeu aprovação do Banco Central do Brasil (BC) nesta quarta-feira (22) para acessar todos os dados financeiros e bancários realizados no país por meio do Sisbacen, conforme publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira (23). O Sisbacen é o Sistema de Informações do Banco Central, que coleta dados financeiros entre instituições pessoas jurídicas e pessoas físicas.

Com isso, a empresa alcançou agora o feito de se tornar a primeira do país com este tipo de acesso aprovado. Entre as informações que a empresa está autorizada a acessar estão dados como empréstimos e financiamentos de pessoas físicas e jurídicas; relacionamento entre bancos e instituições com pessoas físicas e jurídicas, bem como o cadastro de chaves Pix desses agentes e outras informações.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

A aprovação do Banco Central foi para o braço de pagamentos do MB, o MB Pay. Trata-se da área do MB que oferece diversos serviços financeiros, como conta de pagamento para transações financeiras, mediante recursos depositados previamente pelo cliente.

Recentemente a empresa também recebeu a aprovação para servir como Instituição de Pagamentos (IP), como emissor de moeda eletrônica. Dessa maneira, o Mercado Bitcoin agora está apto para atuar no gerenciamento de conta de pagamento do tipo pré-paga. Assim como os emissores de cartão pré-pago em moeda fiduciária nacional, os usuários devem depositar os recursos previamente.

MB Pay forma consórcio com Mastercard para Real Digital

Além disso, a MB Pay divulgou ontem que está liderando um consórcio com Mastercard, CERC, Sinqia e Genial Investimentos, no qual foi admitida no projeto do Real Digital.

Nesse sentido, o retorno reforça o entendimento do Bacen em contemplar os agentes com experiência de pelo menos 10 anos no setor, segundo a empresa. Além do foco na relação regulada com entidades como o próprio Bacen, CVM, Coaf, entre outros.

“O consórcio liderado pelo MB teve participação ativa no projeto do Real Digital. Sempre esteve próximo ao Bacen em suas ações ativas e inovadoras sobre o uso de tecnologia. Além disso, temos a autorização para atuar com Instituição de Pagamento (IP), que nos leva a ser regulados por eles e nos aproxima ainda mais”, comenta Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do MB.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com