A gestora americana Grayscale, conhecida pelos seus “Trusts”, os primeiros fundos a comprarem Bitcoin, Ethereum e outras criptos, acaba de lançar o primeiro ETF.
O ETF de “Future of Finance”, em parceria com a Bloomberg, foca em fintechs ligadas ao setor de cripto, ou com participação ativa no setor.
O índice inclui empresas como Galaxy Holdings e Argo, ambas do setor de mineração em Bitcoin e cripto.
Outras empresas como Paypal, Robinhood, Coinbase e Block (anteriormente conhecida como Square), são conhecidas pelas transações em cripto.
O índice busca captar as transformações digitais do setor financeiro regulado, sem incluir criptomoedas propriamente.
Um ETF similar havia sido lançado no último ano pela Bitwise, o BITQ.
Sobre a Grayscale
Fundada em 2013, a Grayscale é parte do Digital Currency Group, uma holding que reúne empresas ligadas ao setor de cripto, como a própria Grayscale, dona do GTBC, maior fundo de Bitcoin do mundo, com cerca de $25 bilhões em AuM, e empresas de mídia, como a Cointelegraph, maior portal focado em cripto no mundo.
A empresa vem buscando ao menos desde 2016 aprovar um ETF, um fundo listado em bolsa, voltado para Bitcoin.
Dentre as razões, estão a facilidade para investidores institucionais, que possuem menores amarras para adquirir ETFs, além do custo.
Atualmente o GBTC conta com uma taxa de administração de 2% ao ano, contra 0,7% a.a. do QBTC11, ETF brasileiro de Bitcoin.
Grayscale já lançou fundo focado em contratos inteligentes
A Grayscale, gestora de ativos digitais com mais de $43 bilhões, anunciou que está expandindo sua linha de fundos de investimentos para contratos inteligentes fora da rede Ethereum.
Chamado de GSCPxE, o Grayscale Smart Contract Platform Ex Ethereum possibilita que investidores tenham exposição a tecnologia dos contratos inteligentes fora da rede Ethereum.
Com um crescimento ascendente durante o ano de 2021, o fundo é composto pelas altcoins Cardano, Solana, Avalanche, Polkadot, Polygon, Algorand e Stellar.
Solana e Cardano representam 24%, enquanto Avalanche e Polkadot têm uma alocação de 16% cada.
As menores fatias pertencem a Polygon, com uma alocação de 10%, e Algorand e Stellar ficam com 4% cada.
A Grayscale é pioneira no mercado de criptoativos e possui fundos focados em Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Zcash entre outros
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com