Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Foguete da SpaceX explode, mas missão foi um “sucesso”

Mesmo com a autodestruição ativada, o lançamento da SpaceX pode ser considerado um sucesso.

O Starship, da companhia aeroespacial SpaceX, foi lançado nesta quinta-feira na base da companhia em Boca Chica, no Texas. 

A expectativa é de que o novo foguete da companhia fundada por Elon Musk possa contribuir com viagens de humanos para Marte no futuro. Este é, até o momento, o foguete mais poderoso já criado pela humanidade. 

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

O foguete de dois estágios foi lançado com sucesso, tendo atingido uma altitude de 38 km em 4 minutos, até terminar sendo explodido.

O engenheiro John Insprucker, da SpaceX, descreveu a situação como uma “desmontagem não programada”.

Os problemas ocorreram quando o foguete falhou em desacoplar o “Super Heavy Booster”, uma parte destinada a impulsionar o lançamento. 

Apesar do ocorrido e de a causa da explosão não ter sido confirmada, especialistas acreditam tratar-se da ativação do automated flight termination system, ou em suma, uma autodestruição. 

Considerando que o objetivo da missão estava em realizar um lançamento bem-sucedido, a missão pode ser considerada um sucesso, a despeito dos problemas ocorridos durante o voo.

O Starship, um gigante de 120m de altura, é o maior foguete já construído, também com a tecnologia utilizada pelo Falcon 9, da mesma SpaceX, que permite a reutilização de ambos os módulos. 

A previsão inicial era de que o foguete completaria uma volta orbital na Terra, mas para a companhia, a explosão permitirá maior aprendizado sobre a fase inicial de lançamento. 

Elon Musk parabenizou a equipe da SpaceX, mesmo que suas expressões em vídeo parecessem dizer o contrário. 

A previsão é de que um novo lançamento deverá ocorrer em alguns meses.

Com o Starship, a SpaceX espera dar um novo passo na sua jornada de exploração especial. A companhia, fundada pelo próprio Musk em 2001.

A companhia, que tem o empresário como sócio majoritário com 54% das ações, foi recentemente avaliada em US$130 bilhões.

O principal motivo, até o momento, é o foguete Falcon 9, que teve 129 lançamentos desde 2010, com 127 deles sendo bem sucedidos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas