A rede Bitcoin (BTC) atingiu um marco significativo, processando sua transação de número um bilhão ontem. Portanto, trata-se de uma conquista que ocorre após 15 anos e 4 meses da mineração, ou surgimento, do bloco inicial do Bitcoin, em 3 de janeiro de 2009.
Com uma taxa média de 178.475 transações por dia ao longo de sua existência de 5.603 dias até agora, o Bitcoin demonstrou sua capacidade de gerenciar um volume significativo de maneira segura sem intermediários centralizados.
Conforme Cauê Oliveira, analista chefe do BT Pro, só ontem foram executadas mais de 625 mil transações on-chain. O volume acabou empurrando a quantidade total para acima de 1 bilhão. “Este número evidencia a continuidade de utilização da camada base do Bitcoin como rede de fluxo monetário”, afirmou.
Ou seja, o número refuta uma série de críticos que argumentam que ninguém utilizaria o Bitcoin. Contudo, hoje a rede processa volumes de transações diárias comparáveis aos de gigantes do setor de pagamentos.
Além disso, o marco também ocorre após o Bitcoin atingir recentemente um novo recorde histórico acima de US$ 73.000 em março de 2024. O entusiasmo em torno do último evento de halving e novos protocolos como Ordinals e Runes impulsionaram aumentos na atividade da rede.
No total, o dia 23 de abril registrou um recorde de transações em um único dia, superior a 926.000. Embora o volume tenha moderado desde esses picos, o Bitcoin continua registrando uma média de mais de 600.000 transações em maio de 2024.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com