Artigo

Novo Auxílio Emergencial americano deve gerar $25 bilhões em compras de Bitcoin


Por Blocktrends
Abril 5, 2021

[post-views]

Um americano que tivesse comprado $1 em Bitcoin com o primeiro cheque teria $7,51 hoje. Desta vez, a expectativa é que o mercado de ações e cripto fique com uma fatia de até 10% do total em ajuda distribuída.

Nem mesmo os números recordes de vacinação, que já passam de 4 milhões de pessoas por dia, ou de empregos, que vem sendo criados 50% acima das expectativas de analistas, levaram o governo americano a reconsiderar seu pacote de “auxílio emergencial”.

O plano de $1,9 Trilhão de dólares, ou 130% do PIB brasileiro, deve incluir uma nova rodada dos “cheques”, enviados para cada residência americana.

Cerca de $1400 devem ser enviados de uma única vez, com o objetivo de “reaquecer a economia”, por meio do consumo.

Como aponta o alemão Deustche Bank porém, dos $465 bilhões do primeiro pacote de ajuda, cerca de $170 bilhões fluíram para o mercado de ações e criptoativos.

Na rodada atual, é a japonesa Mizuho Securities quem faz as estimativas, desta vez a posteriori, baseado em pesquisas com americanos que irão receber a ajuda federal.

A estimativa da empresa japonesa é que dos $380 bilhões em ajuda financeira, os americanos devem alocar até $40 bilhões na compra de Bitcoins.

Os motivos para isso variam, mas incluem um fator determinante: boa parte dos americanos já está incluída no mercado de capitais.

Estima-se que 55% dos adultos possuem algum grau de investimento e exposição à bolsa americana, contra 1,4% no Brasil e 13% na Alemanha, por exemplo.

Com a alta do Bitcoin, que subiu mais de 300% em 2020, o ativo atraiu a atenção deste grupo.

Ao contrário de investidores institucionais como hedge funds, o fluxo de pessoas físicas não se orienta por uma busca por ativos que possuam correlação distintas de ativos tradicionais, ou não costuma se guiar por teses de comparação ao ouro.

Trata-se de um público mais leigo e distinto daquele que vem promovendo o rally desde março de 2020. Ainda assim, é um público relevante.

Os $25 bilhões que a Mizuho estima migrarem para a compra de bitcoins, equivalem a 2-3% do market cap global do ativo. Outros $15 bilhões devem ainda migrar para o mercado de ações.

A preços de hoje equivaleriam a 681 mil Bitcoins, ou 70% de todos os Bitcoins disponíveis para compra em exchanges hoje.

O volume representa ainda mais de 2 vezes o total de Bitcoins que devem ser minerador em 2021.

Como comenta Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, o mercado observa hoje sinais de que a demanda está crescendo em números muito maiores do que a oferta. A falta de bitcoins em exchanges porém não preocupa.

Por se tratar de uma moeda deflacionária, a escassez é parte daquilo que torna o ativo atraente.

É importante ressaltar porém que investimentos do tipo apresentam risco elevado, e que não devem ser encarados como a compra de um bilhete de loteria premiado.

Por razões evidentes (ou infelizmente nem tanto), investimentos só devem ser feitos com excesso de caixa e liquidez, após estudos sobre o ativo no qual você está disposto a investir.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail