O setor de inteligência artificial (IA) neste ano está repleto de disputas, corridas tecnológicas e rinhas de bilionários. Dentre as disputas para saber quem vai dominar, ou se complementar, no setor estão Nvidia, Apple, OpenAI e x.AI de Elon Musk.
Elon Musk critica a OpenAI com veemência há alguns meses, e a acusa de mudar de rumo desde que ajudou a fundá-la. O bilionário não somente critica a OpenAI, como faz piada e está com um processo na justiça contra a empresa de Sam Altman.
Mas não foi isso que impediu a criadora do ChatGPT, e investida da Microsoft, de anunciar colaboração com a Apple. A maça mais famosa do mundo, de Tim Cook, receberá um papel de observador no conselho da OpenAI.
O anúncio faz parte de um acordo anterior com a empresa, conforme informou a Bloomberg nesta terça-feira (2).
Phil Schiller, Apple Fellow que chefia a App Store, lidera a gerência eventos de lançamento de produtos e anteriormente liderou o marketing da empresa, ocupará a posição no conselho. O papel de Schiller como observador significa que ele pode participar das reuniões do conselho, mas não pode votar ou exercer poderes de diretor.
Musk revela sua próxima jogada
Contudo, Elon Musk não ficou sem alianças na indústria. O bilionário aproxima-se da empresa que recentemente ultrapassou a Microsoft e tornou-se a mais valiosa do mundo, Nvidia.
Musk revelou que está utilizando 100 mil GPUs NVIDIA H100 para o treinamento da terceira versão da inteligência artificial Grok. A IA está acessível na rede social “X” para os usuários premium.
Leia também: Elon Musk cria US$ 24 bilhões do nada com IA do Twitter
A segunda versão da Grok, da startup xAI, será lançada em agosto. Mesmo assim, Musk, proprietário da rede social e de empresas como SpaceX e Tesla, já indica que está na disputa para vencer, ou ao menos tentar.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com