Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake

O deepfake de Buffett instruía os usuários a irem para Khaederbit, uma plataforma falsa de negociação de criptomoedas com nenhum detalhe verificável da empresa.

Warren Buffett, uma das vozes massivas que se levantam contra o Bitcoin. O megainvestidor dos Estados Unidos nunca foi fã da criptomoeda, contudo parece estar sorteando para seus seguidores. O bilionário anunciou em rede nacional, durante entrevista que vai doar Bitcoins para alguns sortudos. Óbvio que trata-se de mais um golpe.

Na realidade, aparentemente, uma rede de criminosos no TikTok está atuando com DeepFakes de famosos que anunciam sorteios de Bitcoin. Nesse sentido, dos mesmos criadores do Elon Musk pedindo doações, agora o maior hater do ativo diz que irá doar para seus fãs.

Os golpistas estão usando versões deepfake de empresários ricos, incluindo Warren Buffett, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Elon Musk. O objetivo é manipular usuários a acreditarem que um sorteio de bitcoin é crível, e irá acontecer.

Os vídeos são reconhecíveis como deepfakes devido ao mau alinhamento áudio-visual, imagens estranhas de manchetes de notícias e supostas reportagens (alguns até trocam de canais de notícias no meio das supostas reportagens) e gráficos com falhas.

Embora alguns dos indivíduos apresentados no golpe tenham expressado entusiasmo pelo bitcoin no passado, Buffett tem sido vocalmente cético sobre a criptomoeda e uma vez a descreveu como “provavelmente veneno de rato ao quadrado”.

Como funciona o golpe?

Quase todos os vídeos promovendo o golpe que o site Media Matters analisou começaram com uma entrevista deepfake entre um repórter e um famoso empresário. Esse empresário então anunciava um “sorteio de bitcoin” e direcionava os usuários para sites aparentemente fraudulentos de criptomoedas.

Por exemplo, o deepfake de Buffett instruía os usuários a irem para Khaederbit, uma plataforma falsa de negociação de criptomoedas com “nenhum detalhe verificável da empresa, falsos patrocínios de celebridades, um esquema de pirâmide de referência e nenhuma capacidade de retirar fundos”.

Os usuários eram informados de que, uma vez no site, deveriam inserir o código promocional “ENJOYER” para receber 0,29 BTC, no valor de aproximadamente US$ 12.196. De acordo com o Malwaretips, o site Khaederbit já foi associado a sorteios fraudulentos de celebridades.

Essas contas parecem estar operando em uma rede coordenada, pois carregam em massa os mesmos vídeos de cripto sob hashtags obscuras. Além disso, vídeos apresentando deepfake de Buffett, Gates e Zuckerberg usam a mesma linha, dizendo: “Consequentemente, estou lançando um sorteio de bitcoin. Participe se quiser mudar seu futuro.”

Warren Buffett deepfake Bitcoin
(Imagem: Media Matters)

Esse esquema é uma clara violação das diretrizes da comunidade do TikTok, já que a empresa proíbe golpes, mídia manipulada não rotulada e conteúdo enganoso/spam.

A tecnologia deepfake está se tornando mais acessível e sofisticada. A segurança dos usuários do TikTok continuará em risco até que a plataforma possa detectar e remover proativamente golpes deepfake.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos Analistas aumentam estimativa de lucro do Nubank em 4x e banco sugere “calma” Terceiro homem mais rico do México tem 60% do patrimônio líquido em Bitcoin