Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Tesla mostra incrível avanço em seu robô. Agora ele dobra camisetas, se tiver ajuda

Musk esclareceu que, por enquanto, o robô não executa essa tarefa de forma autônoma, mas em breve será capaz de fazê-lo.

O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, nesta quarta-feira (31), divulgou no X os avanços de seu robô de inteligência artificial da montadora. Nesse sentido, nos vídeos o Optimus, como o robô é intitulado, aparece caminhando e dobrando camisetas.

No vídeo, que exibe o robô caminhando, Musk comentou: “Indo dar um passeio com o Optimus”. O segundo vídeo é de algumas semanas antes. Na época, o bilionário já estava comemorando o outro feito do robô da Tesla, dobrar uma camiseta.

Contudo, ainda existe uma pegadinha. Musk esclareceu que, por enquanto, o robô não executa essa tarefa de forma autônoma, mas em breve será capaz de fazê-lo em qualquer ambiente. Além disso, sem a necessidade de uma mesa fixa e uma caixa contendo apenas uma camiseta.

Optimus, o robô da Tesla

Em outubro de 2022, Musk fez a primeira apresentação do robô humanoide da Tesla, que, na ocasião, subiu ao palco e acenou para o público. Musk enfatizou que aquela versão era preliminar e que aprimoramentos estavam previstos.

O modelo exibido nos vídeos recentes é o Optimus – Gen 2, a segunda geração do robô. Milan Kovac, um dos engenheiros da Tesla envolvidos no projeto do Optimus, detalhou as melhorias implementadas ao longo de 2023.

“Evoluímos de um protótipo experimental (Bumblebee/cee) para uma plataforma mais robusta, projetada pela Tesla (Optimus Gen-1). Aperfeiçoamos a locomoção, permitindo que o robô caminhe frequentemente fora do pórtico sem cair e com um andar mais ágil e cada vez mais similar ao humano. Desenvolvemos um sistema de teleoperação de baixíssima latência e alta fidelidade, utilizado para coletar dados de treinamento de IA, com o bot imitando humanos em tarefas específicas”, publicou Kovac.

Ele acrescentou: “Criamos, treinamos e implementamos algumas das primeiras redes neurais de ponta a ponta para robôs humanoides, capazes de executar tarefas de forma autônoma que requerem controle coordenado do torso, braços e mãos com dedos humanoides. Projetamos e construímos uma versão mais avançada do robô (Optimus Gen-2), adicionando um pescoço articulado, mãos renovadas com sensor tátil e uma integração mais precisa de chicotes, atuadores e componentes eletrônicos”.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Bitcoin decola 50% em fevereiro. Ainda vale a pena comprar? BlackRock, maior gestora do mundo, começa a oferecer ETF de Bitcoin na B3 Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos