Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Procura por stablecoins cresce 300% na Argentina com renúncia de ministro da economia

Exchanges que atuam no país registram aumento de até 300% na negociação de moedas digitais de preço estável

A Argentina vivenciou um grande aumento da adoção de stablecoins nos últimos dias. De acordo com exchanges que atuam no país, o crescimento aconteceu após a renúncia do ministro da economia, Martin Guzmán.

O país vizinho ao Brasil enfrenta uma grande crise econômica que provoca a desvalorização da moeda local, o peso argentino. Além disso, a Argentina acumula um alto índice de inflação que afeta diretamente o preço e a oferta de produtos e mercadorias.

Com a renúncia de Guzmán, os argentinos encontraram nas stablecoins o refúgio necessário para fugir da desvalorização do peso argentino (ARS). O ministro renunciou ao cargo devido a instabilidade econômica vivida pelo país.

Conforme apontam três exchanges que operam na Argentina, houve um crescimento entre 200% e 300% na procura por stablecoins no mercado cripto. Esse aumento aconteceu no último final de semana, ao mesmo tempo que a renúncia de Guzmán foi anunciada.

O levantamento sobre o mercado financeiro argentino mostra que o peso argentino enfrentou uma grande desvalorização em relação a cotação de stablecoins como a Tether (USDT) e a Dai (DAI).

Em alguns casos, a queda da moeda argentina atingiu até 15%. Antes da renúncia de Guzmán, as stablecoins eram negociadas por volta de 245 pesos argentinos. No entanto, depois do anúncio a cotação subiu para 280.

Stableoins blindam argentinos contra a inflação

A Argentina enfrenta uma profunda crise econômica que está se agravando desde o final de 2021. Somente em maio de 2022, por exemplo, a inflação acumulada foi 60% maior que o mesmo índice registrado em maio de 2021.

O país encara outros problemas, como a falta de dólar circulando na economia. Até o Banco Central está sem reservas da moeda estrangeira, o que afeta diretamente o mercado de importações argentino.

Sendo assim, as stablecoins se transformaram em uma alternativa ao dólar para os investidores do país. A exchange BuenBit afirmou que a negociação de moedas digitais de preço estável atrelada ao dólar subiu 300% logo após a renúncia do ministro da economia.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira