Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

O ex-engraxate bilionário que critica o Bitcoin tem razão?

O ex-engraxate que se tornou bilionário ao investir na bolsa em busca de “dividendos”, agora critica o Bitcoin.

Luiz Barsi, o ex-engraxate de 82 anos crítico ao Bitcoin, é o maior investidor individual da B3 e a sua fortuna, construída ao longo de quase 7 décadas de investimentos, é estimada em cerca de R$ 4 bilhões.

Seguidor da filosofia de Value Investing, é uma das maiores referências em criação de renda passiva, sendo apelidado de Rei dos Dividendos. Em 2021, ele recebeu mais de R$ 300 milhões em proventos.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Tamanha notabilidade, contudo, sempre ganha mais holofotes quando ele critica a indústria e mercado de criptoativos.

“Criptomoeda é uma fantasia. Não é bom nem como investimento, nem como aplicação, no meu interpretar”.

O que Barsi diz?

É o que Luiz Barsi afirmou sobre o Bitcoin em entrevista recente ao Valor Econômico.

A afirmação soma a outras falas anteriores:

“As criptomoedas são pirâmides que se proliferam”

“O Bitcoin não tem fundamentos, é um fantasma que assombra os gananciosos”

Faz sentido?

Não há uma única estratégia para ser bem sucedido no mercado acionário.

O value investing, de Barsi, prioriza investir em ações descontadas, o que exige conseguir identificar quais delas estão com um preço de negociação inferior ao que efetivamente valem, obtendo rentabilidade a partir do potencial de valorização quando os preços voltarem ao patamar “justo”..

Já o Buy and hold é a estratégia de comprar e manter um ativo por longo período de tempo, com os retornos de longo prazo diluindo o risco de volatilidade presente na renda variável.

Já o foco em dividendos envolve comprar ativos que pagam bons proventos, incluindo não apenas ações, mas fundos imobiliários (outro ativo que Barsi é crítico).

Apesar dos riscos, há um percentual pequeno de especuladores bem sucedidos em day trade (como o Ministro da Economia Paulo Guedes). A estratégia envolve compra e venda de ativos e derivativos em um mesmo pregão, buscando lucrar com a variação de preços no curto prazo.

Outras estratégias especulativas se diferem pela questão do tempo da operação, como o swing trade (dias ou semanas) e position trade (meses ou anos).

Ou seja, não há uma receita de bolo para ser bem sucedido no mercado.

Contudo, como afirmou a empreendedora de educação financeira e filha de Brasil, Louise Barsi, na mesma entrevista ao Valor:

“Acredito muito na tecnologia por trás (dos criptoativos)”

Apesar dela também ser cética com a classe de ativos, a tecnologia por trás é incomparável e é o futuro — o que não significa não haver riscos. Cada um que assuma os seus em suas estratégias.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas