Economia

Microsoft ultrapassa a Apple e se torna a maior empresa do mundo

Após registrar o primeiro prejuízo desde 2018, as ações da Apple Inc. despencaram quase 4%, levando a Microsoft a assumir o posto de empresa com maior capitalização do mundo.

As ações da Apple caíram até 4% nesta sexta-feira, depois de seu balanço de receita revelar uma perda pela primeira vez desde 2018. Os problemas foram causados pela interrupção na cadeia de suprimentos e semicondutores, que atrasaram a linha de produção do Iphone e de outros produtos, resultando em um prejuízo de cerca de $6 bilhões. 

Com o efeito da queda, a Microsoft ultrapassou a Apple em capitalização de mercado, tornando-se a empresa mais valiosa do mundo. Na manhã do dia 29, a Microsoft tinha uma capitalização de mercado de mais de $2,47 trilhões, enquanto a da Apple estava em cerca de $2,42 trilhões.

Ao contrário da Apple, a Microsoft superou as expectativas de receita durante o primeiro trimestre, subindo 22% no ano, registrando seu maior período de crescimento desde 2018. A última vez que a Microsoft ultrapassou a Apple em capitalização do mercado foi em 2020,  quando a pandemia devastou as cadeias de abastecimento.

No ano, as ações da Microsoft acumulam uma alta de 47% enquanto os papéis da Apple tem alta de 11%.

Além da Microsoft e Apple, o ranking das maiores empresas do mundo em capitalização de mercado é seguido por Saudi Aramco ($2.01T), Alphabet ($1.96T), Amazon ($1.69T) e Tesla ($1.09T). Vale lembrar que o Facebook era a quinta empresa mais valiosa do mundo, mas após surpreender o mercado na temporada de Earnings, a Tesla ultrapassou a rede social de Mark Zuckerberg.


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

RECEITA DA APPLE COM FONES DE OUVIDO DEVE SUPERAR R$100 BILHÕES EM 2021

COMO A PETROBRAS FOI DE QUASE FALIDA PARA PETROLEIRA MAIS LUCRATIVA DO MUNDO

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.