Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

iPhone 14 é alvo de golpe com criptomoedas em transmissão no Youtube

Um falso vídeo divulgava suposto evento cripto da Apple e tinha símbolos do bitcoin e da ether.

O lançamento oficial do iPhone 14 aconteceu nesta quarta-feira (7) no mercado, atraindo milhares de consumidores interessados na novidade da Apple. Mas, além da transmissão oficial do smartphone, um golpe com criptomoedas usou o lançamento para atrair vítimas para uma falsa transmissão pelo Youtube.

Assim como o golpe com criptomoedas, a Apple divulgou o iPhone 14 na internet ontem (7). De acordo com o The Verge, mais de setenta mil pessoas assistiram a transmissão falsa, que usava símbolos de criptomoedas como o bitcoin (BTC) e a ether (ETH), da rede Ethereum.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Além de moedas digitais, a transmissão não oficial apresentava uma entrevista antiga do CEO Tim Cook, para dar veracidade ao golpe. Uma legenda sobre criptomoedas também foi inserida no vídeo, falando sobre um falso evento chamado “Apple Crypto Event 2022”.

iPhone 14 atrai golpes


Embora o vídeo tenha sido retirado do ar pelo Youtube, o falso lançamento do iPhone 14 pode ter atraído telespectadores para um golpe com criptomoedas. A transmissão não oficial chegou a ser recomendada para os usuários pela própria plataforma de vídeos.

Segundo divulgação do golpe, um link malicioso era apresentado para os usuários, onde uma página com vários outros links era aberta, o que aparentava ser um ataque phishing.

O esquema usou uma entrevista do CEO da Apple, Tim Cook, de 2018. Para evitar a queda do vídeo por direitos autorais de imagem, a transmissão falsa do iPhone 14 escondeu a logo do canal em que o executivo foi entrevistado, usando uma tarja preta.

Ataque phishing aumentou


Antes mesmo do lançamento oficial do iPhone 14 recentemente, rumores sobre a chegada do aparelho fez aumentar golpes na internet que usaram o nome do novo smartphone da Apple.

No último mês, a Kaspersky realizou um levantamento de golpes criados na internet voltados para o lançamento do iPhone 14. Segundo o relatório da empresa de cibersegurança, mais de 9 mil sites de phishing foram encontrados, em apenas 15 dias de pesquisa.

Além da nova versão do iPhone, a Apple divulgou mais um modelo de smartwatch. Pouco antes do lançamento desta quarta (7), cerca de mil sites com o nome iPhone foram criados em menos de 24 horas, no dia 25 de agosto de 2022, segundo o relatório da Kaspersky.

Sem previsão de lançamento no Brasil, o iPhone 14 foi apresentado em vários países como o substituto do iPhone 13. Por aqui, o smartphone pode alcançar mais de R$ 15 mil, em versões mais completas como a Pro Max.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas