Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Itália suspende ChatGPT por violação de privacidade

Regulador italiano aponta o uso de informações privadas para “treinar” a inteligência artificial como motivação para suspender o ChatGPT.

A autoridade nacional italiana de proteção de dados anunciou nesta sexta-feira (31), que está suspendendo o ChatGPT, a ferramenta de Inteligência Artificial, além de iniciar uma investigação em torno da OpenAI, a empresa americana responsável pelo chatbot.

A ordem de suspensão é temporária e deve durar até que a OpenAI se adeque a regulação do General Data Protection Regulation (GDPR), da União Européia.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

A medida ocorre apenas alguns dias após uma carta aberta escrita por Elon Musk, Steve Wozniak e outras centenas de empreendedores e pessoas ligadas ao setor tech, pedindo a suspensão de estudos na área de inteligência artificial por ao menos 6 meses até que haja um entendimento maior sobre o impacto deste tipo de tecnologia na sociedade.

Os riscos de violação de privacidade, cibersegurança, além de desinformação, são apontados como as principais causas.

Na prática, a carta aberta e a atitude do órgão regulador italiano aponta que há riscos de mau uso das ferramentas, em especial pelo parco entendimento que os usuários ainda possuem. Um exemplo claro são os inúmeros posts feitos por pessoas que utilizam a ferramenta como um “buscador”.

A autoridade italiana aponta que para aprimorar e treinar o algoritmo, o ChatGPT se utiliza de uma massiva coletânea de dados privados de usuários. 

Na última semana, um vazamento de informações sobre atividades de indivíduos no programa de chatbot, além do vazamento de dados de pagamentos, também chamou a atenção.

A OpenAI ainda não respondeu às acusações. 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



“O único defensor do livre mercado no mundo é bizarramente da Argentina”, diz ex-gestor de George Soros Instituto mobiliza BTG e Starlink, de Musk, para garantir internet em meio a enchentes no RS Bybit começa a oferecer renda passiva em dólar descentralizado Baleia de Bitcoin acorda após 10 anos e move US$43,9 milhões que comprou por US$2 dólares EUA voltou a ligar a impressora após 1 ano, e quem valoriza é Bitcoin