Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Itália suspende ChatGPT por violação de privacidade

Regulador italiano aponta o uso de informações privadas para “treinar” a inteligência artificial como motivação para suspender o ChatGPT.

A autoridade nacional italiana de proteção de dados anunciou nesta sexta-feira (31), que está suspendendo o ChatGPT, a ferramenta de Inteligência Artificial, além de iniciar uma investigação em torno da OpenAI, a empresa americana responsável pelo chatbot.

A ordem de suspensão é temporária e deve durar até que a OpenAI se adeque a regulação do General Data Protection Regulation (GDPR), da União Européia.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

A medida ocorre apenas alguns dias após uma carta aberta escrita por Elon Musk, Steve Wozniak e outras centenas de empreendedores e pessoas ligadas ao setor tech, pedindo a suspensão de estudos na área de inteligência artificial por ao menos 6 meses até que haja um entendimento maior sobre o impacto deste tipo de tecnologia na sociedade.

Os riscos de violação de privacidade, cibersegurança, além de desinformação, são apontados como as principais causas.

Na prática, a carta aberta e a atitude do órgão regulador italiano aponta que há riscos de mau uso das ferramentas, em especial pelo parco entendimento que os usuários ainda possuem. Um exemplo claro são os inúmeros posts feitos por pessoas que utilizam a ferramenta como um “buscador”.

A autoridade italiana aponta que para aprimorar e treinar o algoritmo, o ChatGPT se utiliza de uma massiva coletânea de dados privados de usuários. 

Na última semana, um vazamento de informações sobre atividades de indivíduos no programa de chatbot, além do vazamento de dados de pagamentos, também chamou a atenção.

A OpenAI ainda não respondeu às acusações. 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Zicou? Faria Lima terá estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto Pós-Halving, comprar um pão em Bitcoin custa R$660? Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12)