Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Brasil quer limitar a compra de papel-moeda no exterior

Projeto de lei pretende concentrar a produção de dinheiro na Casa da Moeda

Uma nova proposta legislativa pode reduzir significativamente a produção de dinheiro brasileiro no exterior. De acordo com o novo projeto de lei, a Casa da Moeda deve ser a principal responsável por fornecer o papel-moeda utilizado no país.

A sugestão da nova lei está ainda em discussão entre os deputados federais. Recentemente, a proposta foi aprovada entre os parlamentares que fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Criado pelo deputado federal Hélio Lopes (PL/RJ), o projeto de lei 3789/21 pretende limitar a compra de papel-moeda no exterior. Dessa forma, a Casa da Moeda assumirá a produção majoritária do dinheiro no Brasil.

A compra de papel-moeda e de moedas metálicas no exterior é conduzida pelo Banco Central. Com a mudança legislativa, o Brasil voltaria a produzir a maioria do dinheiro que circula no país.

Produção de papel-moeda fora do Brasil

O projeto de lei 3789/21 pode alterar a política monetária que diz respeito à produção do dinheiro que circula no Brasil. Se for aprovado e sancionado, a Casa da Moeda volta a ser a principal fornecedora de papel-moeda.

Conforme diz a proposta legislativa, a Casa da Moeda assume novamente a produção do papel-moeda. No entanto, a produção pode acontecer no exterior, mas somente em casos onde a empresa estatal não tenha capacidade para atender a demanda.

Sendo assim, a Casa da Moeda voltará a concentrar a produção do dinheiro no Brasil, logo após o projeto de lei ser sancionado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

País mudou regra durante pandemia


Nos últimos anos, o Brasil concentrou a produção de papel-moeda no exterior. A mudança aconteceu logo após a aprovação da Lei 13.416/17. A proposta legislativa permitiu que o Banco Central comprasse dinheiro de empresas de outros países.

Em entrevista à Agência Câmara de Notícias, o deputado Augusto Coutinho (Republicanos/PE) defendeu a autossuficiência da Casa da Moeda. Ele lembra que a mudança na produção do papel-moeda aconteceu logo após a pandemia.

“Tal questão da autonomia e da autossuficiência se mostrou ainda mais preocupante após os efeitos adversos da epidemia da Covid-19, que interrompeu cadeias globais de suprimento, gerando escassez de insumos e matérias primas.”

Antes de seguir para votação na Câmara, o projeto de lei 3789/21 será analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Depois disso, a proposta pode ser votada entre todos os deputados, e se for aprovada, o texto segue para apreciação dos senadores. Somente após essas duas votações é que o projeto será encaminhado para sanção presidencial.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira