Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Banco Central seleciona projetos de stablecoin, DeFi e blockchain

Itaú e outras empresas foram escolhidas pelo programa de iniciativa tecnológica da instituição.

O Banco Central do Brasil divulgou recentemente a lista de projetos selecionados para o Lift Lab 2022. De acordo com a instituição, metade dos escolhidos apresentaram iniciativas relacionadas ao mercado cripto.

Da tecnologia blockchain aos contratos inteligentes, o Lift Lab 2022 escolheu projetos que representam inovação tecnológica para o setor financeiro. O resultado da seleção foi divulgado na última sexta-feira (26).

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

O Itaú, por exemplo, é um dos selecionados para o programa criado pelo BC que está na quinta edição. Como critério, a instituição optou por iniciativas que promovam a sustentabilidade, inclusão, transparência, competitividade e educação.

O projeto selecionado do Itaú é uma plataforma de liquidez que utiliza a tecnologia blockchain. Dessa forma, o DeFi – Liquidity Pool do banco brasileiro é uma iniciativa de Finanças Descentralizadas (DeFi) com o uso de contratos inteligentes. A iniciativa do Itaú pretende manter um pool de liquidez com tokens criados a partir de stablecoins atreladas a moedas fiduciárias como o real brasileiro.

Blockchain e Banco Central


Além do Itaú, a Easy Hash foi um dos projetos selecionados pelo Lift 2022. A iniciativa da plataforma escolhida pelo Banco Central busca tokenizar ativos financeiros mediante a oferta descentralizada de microcrédito.

Assim como o banco Itaú, a Easy Hash deve usar a tecnologia blockchain para desenvolver sua plataforma de tokenização de ativos. Outro escolhido é o Lovecrypto, que quer criar um elo entre o real digital (CBDC) e blockchain públicas que já atuam no mercado cripto.

Por outro lado,a Nest utilizará contratos inteligentes para criar um ecossistema de integração entre moedas digitais CBDCs e cédulas de crédito bancário (CCBs). A proposta da fintech é integrar também stablecoins e transferências de dinheiro a partir de operações de TED e com o Pix.

Depois de divulgar o resultado da seleção do Lift 2022, as atividades do projeto serão iniciadas no dia 12 de setembro de 2022. Até janeiro de 2023, as iniciativas escolhidas pelo Banco Central devem entregar um relatório final de desenvolvimento da ideia.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas