Como o jornalista Brad Stone definiria na biografia da empresa, o objetivo da Amazon desde o princípio era se tornar uma “Loja de tudo”. Livros, algo fácil de embalar e despachar, foi uma maneira simples de começar.
Desde o princípio, porém, a Amazon se especializou em disruptar setores tradicionais. Em suma, a empresa utiliza do seu tamanho para obter ganhos de escala e reduzir dramaticamente o custo dos bens e serviços que vende.
Tal ideia há muito deixou de ser aplicada apenas em livros, e desde ao menos 2006, vem se expandindo para áreas diversas utilizando-se do resultado de uma outra vertical da empresa: a AWS.
A empresa de computação da nuvem, que detém ao menos 50% do mercado, se tornou uma forte geradora de caixa, o que permitiu a Amazon promover dumping em diversos setores, tornando-se um concorrente de peso, e temido por indústrias das mais diversas.
O resultado é que neste momento, o lucro da Amazon decorre de setores distintos daquele pelo qual a empresa é conhecida, o e-commerce, e concentra-se em áreas auxiliares.
No e-commerce, de fato, a empresa pode se dar ao luxo inclusive de perder dinheiro.
Com um valor de mercado na casa de $1,1 trilhão de dólares, a empresa agora se volta para setores tão grandes quanto o próprio varejo na busca por expansão.
Como Steve Galloway, professor da NYU e especialista em Big Techs, comenta: uma empresa de $1 trilhão só pode continuar crescendo se avançar sobre setores também trilionários.
Repleto de regulações e restrições que impedem a competição, o mercado de saúde apresentaria espaço para empresas de tecnologia, com farto capital e capacidade de distribuição, abocanhar fatias relevantes.
Na última semana, a Amazon deu mais um passo nessa direção, realizando sua terceira maior aquisição, por R$21 bilhões. A empresa adquiriu o controle da One Medical, uma operadora de telemedicina nos EUA.
A aquisição se soma a PillPack, uma farmácia online com distribuição utilizando a rede de logística da própria Amazon.
Uma das maiores apostas da empresa, porém, está numa parceria com a Fred Hutchinson, para desenvolver uma vacina contra câncer de pele e câncer de mama. O desenvolvimento está neste momento em fase de testes, com aval da FDA, a agência reguladora de saúde nos EUA.
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