O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e do X (antigo Twitter), voltou a ser o centro de uma nova polêmica nas redes sociais. O nome do bilionário tomou as redes sociais após investigações indicarem que o domínio x.com, Twitter, está sendo hospedado em um servidor localizado na Rússia.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A descoberta é do jornalista Rocco Castoro e rapidamente viralizou nas redes sociais. Inclusive levantando questionamentos sobre possíveis riscos de segurança e implicações geopolíticas.
Conexão com G-Core Labs e servidor na Rússia
O levantamento de dados feito por Castoro revelou que o domínio x.com possui registros de DNS reverso apontando para um endereço IP em Khabarovsk, na Rússia.
Esse IP está associado à empresa de hospedagem G-Core Labs, que anteriormente havia anunciado que não prestaria mais serviços na Federação Russa devido às sanções e ao conflito entre o país e a Ucrânia.
No entanto, os registros levantados mostram que ainda existem ligações entre a empresa e servidores em território russo. As imagens compartilhadas incluem capturas de tela do site SecurityTrails, um banco de dados que rastreia informações de hospedagem e domínios.
Nelas, é possível ver que o endereço IP 92.38.189.247, vinculado ao x.com, está localizado na Rússia e é operado pela G-Core Labs.
O domínio x.com tem um significado histórico para Musk, pois remonta à sua startup financeira original nos anos 1990, que eventualmente se tornou o PayPal. Em 2017, o bilionário recomprou o domínio e, recentemente, o utilizou para rebatizar o Twitter como X.
Até o momento, Elon Musk não comentou oficialmente sobre a polêmica. No entanto, a empresa G-Core Labs publicou um comunicado em seu site afirmando que deixou de operar na Rússia e que sua equipe russa agora atua sob a marca EdgeCenter. Desse modo, sugerindo que a infraestrutura em Khabarovsk pode ser resquício de uma transição incompleta.
Portanto, se por um lado o caso pode ser resultado de uma configuração antiga ou de um erro de roteamento, por outro, levanta preocupações sobre segurança e transparência em um contexto global tenso.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com