Na mira da SEC desde a última segunda-feira (05), a Binance US viu uma queda de 78% no volume negociado em ao menos 25 criptomoedas.
A maior parte da perda de negociações pode ser atribuída a saída de market makers tão logo a SEC notificou a Binance. Os market makers são parte essencial para prover liquidez ao mercado, atuando na ponta contrária dos usuários.
O congelamento de novos depósitos na última sexta-feira (09), também colaborou para a queda.
A SEC tem acusado a Binance de vender ativos mobiliários a investidores americanos de forma “ilegal”. Segundo o processo, a Binance usaria subsidiárias para desviar os recursos dos EUA, escapando assim de ter de cumprir regras legais na oferta dos criptoativos.
A provedora de informações sobre o mercado cripto, Nansen, alega que a Binance sofreu saques da ordem de US$2,5 bilhões.
Changpeng Zhao, o fundador da Binance, contestou os dados, alegando que o valor foi bastante inferior, de cerca de US$392 milhões.
13 acusações contra a Binance
A SEC acusa a Binance de violar ao menos 13 leis federais americanas. Em uma primeira acusação, a SEC menciona que a empresa angariou recursos de americanos, posteriormente repassando-os a uma empresa europeia, em nome de CZ. A Binance permitiu, portanto, que investidores americanos usassem sua plataforma internacional para fugir da regulação nos EUA, segundo a SEC.
A SEC menciona ainda que a Binance utilizou duas empresas, a Merit Peak Limited e da Sigma Chain, ambas ligadas a Zhao, para promover manipulação de mercado. As duas empresas estão registradas nas ilhas virgens britânicas. Nesse sentido, Zhao seria o principal beneficiário dos ganhos oriundos de violação da legislação americana.
Serviços de arbitragem, staking e broker também estão na mira daquilo que a SEC considera ser sua alçada.
A SEC também está mirando o BNB. A Binance Coin é uma criptomoeda utilizada para dar aos usuários descontos em negociação. Nesse sentido, a SEC argumenta que o BNB é um valor mobiliário. Uma lei de 1946 determina que cabe a SEC averiguar o uso de “moedas” proprietárias, caso essas sejam utilizadas para financiar empreendimentos.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com