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TikTok manipula o debate em favor da China, conclui The New York Times

Em temas como os protestos em Hong Kong, o TikTok apresenta um “ratio” com Instagram de apenas 0.6%.

O TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, manipula debates sócio-políticos em favor da China nos Estados Unidos. A afirmação vem de pesquisa do The New York Times. Conforme o jornalista Brian Winter compartilhou, uma pesquisa do jornal NYT comparou a dominância de hashtags em duas plataformas de mídia social, TikTok e Instagram.

Desse modo, a pesquisa foca em várias questões e personalidades. O resultado foi bastante distinto de uma plataforma para outra. Conforme as conclusões do jornal norte-americano, existe uma grande diferença na representação de determinados tópicos que são sensíveis aos interesses da China no TikTok em comparação com o Instagram.

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Os tópicos sensíveis aos interesses da China são representados como uma série de questões políticas e sociais que recebem uma porcentagem significativamente menor de hashtags no TikTok em relação ao Instagram.

Em temas como os protestos em Hong Kong, há um “ratio” com Instagram de apenas 0.6%. Outro exemplo é o de Taiwan, em que a cada 100 postagens no Instagram sobre o tema, existem apenas 7 na plataforma chinesa (ratio de 7%).

Para outros temas como Praça Tiananmen, Tibete, Mar do Sul da China, Taiwan, Uigures, pró-Ucrânia e pró-Israel, as porcentagens variam de 1% a 16%. Desse modo, todas são consideravelmente menores do que as representações no Instagram.

Proporção não é a mesma para outros assuntos

Por outro lado, a segunda seção do gráfico representa assuntos e personalidades. Como Trump, Taylor Swift, Cristiano Ronaldo, Black Lives Matter e o filme da Barbie. As porcentagens para esses temas são muito mais altas, variando de 46% a 56%.

Isso sugere que a proporção de hashtags entre TikTok e Instagram para esses assuntos está dentro do esperado quando se considera o maior número de usuários do Instagram. A implicação dos dados é que o TikTok mostra uma proporção significativamente menor de conteúdo que são sensíveis aos interesses do governo chinês.

Em contraste, assuntos de entretenimento e personalidades populares não parecem ser afetados. Não apenas isso, como apresentam uma distribuição de hashtags mais proporcional à base de usuários do Instagram.

Vale lembrar que, ontem (24), o presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou um projeto de lei que exige que o TikTok tenha um novo dono nos Estados Unidos.

Portanto, após a decisão, a controladora chinesa terá 270 dias para encontrar um comprador para a operação do TikTok no país. Ainda conforme a decisão, o prazo pode ser renovado por mais 90 dias. Em caso de descumprimento, o TikTok não poderá mais seguir funcionando nos EUA.

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