Artigo

Silvio Santos lança NFTs: “quem quer dinheiro?”


Por Felippe Hermes
Agosto 30, 2021

[post-views]

O SBT acaba de se tornar a primeira rede de televisão a criar e leiloar NFTs para o público. Em comemoração ao aniversário de 40 anos da emissora, 4 cenas memoráveis do Silvio Santos foram imortalizadas em blockchain.

“NFT é um certificado digital que dá direito a um arquivo digital. Ou seja, você pode ser o dono da imagem do Silvio Santos caindo no tanque do Topa Tudo por Dinheiro ou outras imagens que marcaram a história do SBT.”, explica o site oficial.

SBT e Silvio Santos no ritmo de festa?

O leilão dos itens digitais está sendo feito na rede de segunda camada do Ethereum, a Polygon. Os lances são efetuados em MATIC, a moeda nativa dessa rede.

Os lances podem ser efetuados pelo marketplace de NFTs InspireIP, que também conta com NFTs de outras personalidades como o artista gráfico/plástico Bel Borba. Os tokens não fungíveis carregam consigo fotos de transmissões históricas de 1998, 1996, 1992 e 1981, respectivamente conforme mostramos abaixo:

NFTs do SBT

No momento em que essa matéria está sendo escrita, o maior lance para qualquer um dos tokens é de 8 MATIC, o equivalente a cerca de R$ 56,40, de acordo com o Coingolive.

No documento de perguntas frequentes, o SBT deixa claro que o comprador não pode explorar comercialmente o NFT e nem está adquirindo direitos autorais.

O investidor, porém, pode revender o token na mesma plataforma pelo preço que estipular, mas a emissora fica com 10% do valor da venda. Por meio de um contrato inteligente, o SBT garante que será recompensada caso o NFT atinja preços maiores em revendas.

“Está certo disso? Posso perguntar?”

O SBT disponibilizou um tutorial de como participar do leilão dos NFTs em 5 passos usando cartão de crédito.

Em um dos passos é até mesmo exigido o processo de verificação de identidade (KYC), algo inexiste em outros marketplaces como Rarible e OpenSea que trabalham apenas com criptomoedas.

O leilão será finalizado no dia 30 de setembro às 17:00 horário de Brasília. E aí, topa ou não topa?

O conteúdo Silvio Santos lança NFTs: “quem quer dinheiro?” apareceu primeiro em Cointimes.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail