
A QR Asset Management, gestora de ativos do grupo QR Capital, lançou nesta semana o primeiro FIDC com lastro em Bitcoin, o QR RISPAR CRÉDITO CRIPTO I.
O FIDC é um fundo de direitos creditórios que compra Cédulas de Crédito Bancários (CCBs) de instituições financeiras. A Rispar, fintech de crédito com garantia em Bitcoin, é correspondente bancário destas instituições financeiras. O fundo, que espera receber uma captação de R$100 milhões, iniciou suas operações nesta terça.
Os direitos creditórios responsáveis por compor a carteira do FIDC são provenientes dos créditos a receber, que por sua vez são registrados como uma parcela da dívida com juros.
Essas parcelas a serem pagas pelo cliente (recebíveis) são vendidas para o FIDC na forma de direitos creditórios.
A operação financeira permite antecipar o recebimento de recursos em troca de uma taxa de desconto, que por outro lado, remunera o investidor do fundo.
Mais uma vez liderando o segmento, a QR Asset Management possui um vasto portfólio de ETFs e fundos listados em bolsa, com destaque ao QBTC11 e QETH11, respectivamente os primeiros ETFs de Bitcoin e Ethereum da América Latina.