Coca-Cola, Nike, Adidas, Gucci, NBA são algumas das mais famosas empresas a embarcarem em NFTs ao longo de 2021.
Se em 2020 o mercado movimentou $100 milhões, em 2021 foi possível ver uma única peça chegar a marca de $69,3 milhões de dólares, se tornando a “obra de arte digital” mais cara da história.
Coleções inteiras de macacos, pedras ou pessoas com pescoços alongados se tornaram um símbolo, seja de integração a novas tecnologias, ou meramente status.
Algumas empresas como Gucci, chegaram a vender obras digitais por valores superiores aos seus modelos de bolsas reais, enquanto a NBA transformou lances de partidas em produtos comercializáveis.
Em Hollywood, NFTs se tornaram um “algo a mais” na busca por tentar atrair o público de volta aos cinemas após as restrições da pandemia.
Cerca de 86 mil espectadores de “Homem-Aranha” ganharam de presente cards personalizados distribuídos a quem comprasse ingressos antecipadamente, uma maneira útil de engajar o público.
Mesmo grandes museus, como Museu Britânico, aderiram a moda, lançando coleções de arte virtuais e cartões postais.
O Facebook decidiu mudar seu nome para “Meta”, anunciando um investimento de $10 bilhões para desenvolver AR e VR (Realidade Aumentada e Realidade Virtual), criando o chamado “Metaverso”.
Para o Morgan Stanley, a mercado de NFTs ainda possui um potencial elevado de crescimento, podendo chegar a $230 bilhões em 2030, com destaque para o mercado de artigos de luxo que deve ser responsável por $56 bilhões desse valor.
Outro mercado também em alta é o da “construção civil”, que se aproveita da suposta escassez de espaços nos mundos virtuais.
Na prática, há uma limitação de terrenos, gerando uma espécie de “especulação imobiliária”.
Este mercado movimentou $100 milhões nos últimos 7 dias, apenas com compra e venda de terrenos.
É improvável definir o “vencedor” da corrida do Metaverso, ou se a moda de NFTs deve continuar, o certo é que o excesso de liquidez após $6 trilhões de dólares injetados na economia criou um paradoxo curioso no mercado. Há dinheiro em excesso em determinados lugares, e pessoas afetadas e sem renda em outros.
Mas antes de sair distribuindo figurinhas digitais por aí, é preciso ter sua própria identidade virtual, motivo pelo qual as ENS, Ethereum Name Service, também deve ganhar espaço neste natal.
Trata-se de um endereço virtual para acessar carteiras digitais.
O maior desafio, porém, será convencer sua família no natal de que um jpg é um presente de verdade.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com