Blockchain

Oferta de LUNA cresce 1500% em 24 horas

Em uma espiral da morte, a Luna sofre uma desvalorização histórica após sua oferta crescer de forma ascendente nas últimas horas.

Após a stablecoin UST perder seu pareamento ante ao dólar, o token Luna, que tem funcionamento conjunto a stablecoin, passa por uma histórica desvalorização nos últimos dias e tem um crescimento exponencial de oferta.

No intervalo de 6 dias, o token foi de uma cotação de $80 para incríveis $0.01.

Denominada como ‘’espiral da morte’’, o processo que destrói gradualmente o valor do token ocorre devido à explosão na oferta do token, que cresceu em cerca de 1500% nas últimas 24 horas. 

Explicando o colapso

Para entender como o colapso da Luna ocorreu, é necessário entender previamente o funcionamento por trás do sistema.

O protocolo consiste em dois tokens principais: Terra (UST) e Luna (LUNA).

Luna é o token utilizado para o UST atingir sua paridade com o dólar, se o preço do UST ultrapassar $1, $1 de Luna pode ser queimado e resgatado em UST, com o usuário realizando o lucro sobre a operação.

O exemplo também serve para a operação inversa, se o preço de UST cair, usuários podem trocar 1 UST por $1 em Luna.

E esse foi exatamente o caso presenciado nos últimos dias, o token UST perdeu sua paridade com dólar, e cada vez mais usuários passaram a trocar 1 UST por $1 em Luna, mesmo que o UST não valesse de fato $1.

A cada operação que transforma UST em Luna, tokens Luna são impressos e adicionados à oferta total.

O fenômeno fez com que isso acontecesse com a oferta de tokens: 

A quantidade gigantesca de token Luna que foi despejada no mercado fez com que o token inevitavelmente desabasse, conduzindo-o para o colapso.

No dia de ontem (11), a oferta de tokens Luna disponível no mercado era de 2,59B de unidades, já hoje (12), esse número cresceu para mais de 40B, um crescimento de cerca de 1500% nas últimas 24 horas.

No mês, o crescimento excede a casa dos 5700%.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.