Blockchain

Mais uma stablecoin perde a paridade, a Tron USDD

Após ocorrido com Luna, agora outra stablecoin algorítmica, a USDD, também enfrenta problemas para manter a paridade.

Pouco mais de um mês após o colapso da Stablecoin TerraLuna, outra moeda “estável” algorítmica também está lutando para manter sua paridade.

A cripto USDD, da rede Tron, caiu para menos de $0.96 no terceiro dia de problemas na rede.

Da mesma forma que a cripto Terra, a USDD funciona em um equilíbrio com o token Tron, queimando o equivalente a $1 em Tron para cada $1 em USDD, mantendo assim a paridade.

Ao se tornar inviável manter a paridade, o ataque acaba por desvalorizar o token “principal”, no caso o Tron.

No caso de Luna, a perda de paridade levou a uma liquidação dos Bitcoins mantidos em reserva pela Fundação Luna, o que ajudou a desencadear uma queda significativa nas demais criptomoedas.

As stablecoins algoritmicas são apenas uma das formas de se criar moedas estáveis em cripto, com a mais conhecida, como o Tether, funcionando em um sistema de reserva equivalente. Para cada 1 UST, há $1 em títulos públicos ou outros ativos de liquidez imediata

A stablecoin acaba “lucrando” com os juros que recebe pela reservas, permitindo que o mercado utilize um token estável e de fácil transação, ao invés do burocrático dólar.

A stablecoin serve ao propósito de facilitar transações globais, uma vez que transacionar por meio de bancos comuns é uma prática que, além de mais custosa, possui um rito burocrático.

Na maior parte das vezes, as transações em cripto ocorrem utilizando stablecoins para fugir destes custos, motivo pelo qual as stablecojns se tornaram extremamente comuns, ajudando no crescimento do mercado.

Os modelos de stablecoins algorítmicas, porém, segue em cheque.

Como Luna foi de $87 para $0.83 em 7 dias

Em meados de março, Do Kwon, CEO e fundador da Terraform Labs, a organização por trás do protocolo do token Luna e sua stablecoin, a UST, fez a seguinte declaração durante uma entrevista: 

‘’The failure of UST is equivalent to the failure of crypto itself’’

A fala, que carrega consigo um determinado tom de arrogância sobre o mercado, se refere ao plano da organização de se tornar a maior detentora de Bitcoins, utilizando-os como parte de um mecanismo algorítmico que lastreia a UST.

Leia o restante da matéria clicando aqui.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.