Notícias

Jogo “Olavooo” usa PCs de usuários para minerar criptomoedas.

Jogo criado como uma palavra cruzada com temas envolvendo Olavo de Carvalho,estaria utilizando computador de usuários para minerar criptomoedas.

Mais Sobre

Criado na onda dos jogos “Wordle”, em estilo adivinhação e palavras cruzadas, o brasileiro “Olavooo” se popularizou na internet brasileira como uma espécie de piada em torno da morte de Olavo de Carvalho.

Agora, segundo denúncias de um usuário no Twitter, há indicativos de que a página do jogo rodaria um script voltado para mineração de criptomoedas.

O jogo Olavooo, que consiste em adivinhar palavras relacionadas a Olavo, pode consumir toda a sua capacidade de processamento da CPU.

O domínio do site foi registrado em 28 de janeiro, 4 dias após a morte de Olavo de Carvalho, e se utiliza do Google Domains como forma de proteção da identidade do verdadeiro dono.

É possível verificar por meio da inspeção do site feita pelo próprio Google Chrome, o uso em mineração de criptos, conforme mostra a imagem abaixo.

Sobre mineração de criptomoedas

A mineração de criptomoedas é o processo de validar transações na rede blockchain, obtendo como recompensa unidades da criptomoeda minerada (seja Bitcoin, Ethereum ou outra cripto).

O processo utiliza via de regra equipamentos específicos, conhecidos como ASICs, cujo desempenho é voltado para uso em mineração de criptos.

Por não serem destinados a isso, equipamentos comuns podem ser danificados pelo uso excessivo em mineração, reduzindo sua vida útil, além de gerar um retorno bastante abaixo do que seria possível por meio dos ASICs. 

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.