Em um ano turbulento, onde chegou a perder $200 bilhões em valor de mercado (após a alta de 730% em 2020), a Tesla apresenta os resultados e supera expectativas. Nas apostas contrárias, a conta já supera em $57 bilhões os prejuízos para os “shorts”
Em comunicado, a Tesla anunciou os números recorde de produção e entrega do primeiro trimestre de 2021. A previsão formada pelos analistas era de que a Tesla entregasse cerca de 168.000 veículos neste primeiro trimestre, porém, nos números oficiais foram anunciados 184.800 veículos entregues e uma produção de 180.338 carros.
Os números impulsionaram e as ações fecharam a segunda-feira com uma alta de 4,4%, acrescentando cerca de $ 50 bi em valor de mercado para a companhia.
Mesmo apresentando um aumento significativo, as operações da Tesla no primeiro trimestre foram diretamente afetadas por fechamentos temporários, que segundo Musk, foram atribuídos devido à escassez de chips na indústria e problemas logísticos. O recente incêndio na fábrica de Fremont, Califórnia, também causou a paralisação de alguns setores da unidade.
Os números revelaram que embora as adversidades, a companhia se saiu bem e pode vir a trazer números ainda maiores para os investidores. A montadora entregou cerca de 500 mil carros no ano passado e o mercado espera que as entregas aumentem mais de 50% em 2021.
Parte do aumento das entregas da montadora norte-americana, foram movidas devido às novas vendas registradas no território chinês, especialmente relacionadas a forte aceitação do Modelo Y por parte dos chineses.
RETROSPECTO POSITIVO NO MERCADO
Há um ditado popular no Vale do Silício, utilizado pelo presidente-executivo da Tesla Peter Thiel: “Never bet against Elon Musk” (em uma paródia da classe frase de Warren Buffett: Nunca aposte contra a América).
Mas para os investidores de Wall Street, isso não é regra. De acordo com a estimativa da S3 Partners, no período entre 2017 e 2021, investidores que apostaram contra a Tesla perderam cerca de $52 bilhões. Indo um pouco mais longe, desde 2011, ano do IPO, o valor chega a $57 bilhões.
Desta forma, apostar contra Tesla se tornou a operação com o pior desempenho da década, devido aos resultados estrondosos apresentados nos últimos anos. Desde 2017 o preço das ações da Tesla aumentaram 15 vezes.
Se você tivesse investido $1000 no IPO da empresa em 2011, teria hoje $119,8 mil.
Mas tudo isso não basta para os investidores, a Tesla ainda continua sendo a empresa com o maior número de ações vendidas de “short selling”no mundo (posição vendida visando a queda do valor das ações), com aproximadamente US$ 40 bilhões.
O número é quase 4 vezes maior em relação a Apple, que possui $ 12 bilhões em posições vendidas de short selling.
Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com