Artigo

Investidores vendidos em Tesla tiveram prejuízo de $58 bilhões na década


Por Hugo Montan
outubro 26, 2021

[post-views]

Em um início de ano turbulento, onde chegou a perder US $200 bilhões em valor de mercado (após a alta de 730% em 2020), a Tesla surpreende as expectativas e dispara diante da bolsa americana. Nas apostas contrárias, a conta já supera em US $58 bilhões os prejuízos para os “shorts”.

Em comunicado, a Tesla anunciou os números recorde de produção e entrega do primeiro trimestre de 2021. A previsão formada pelos analistas era de que a Tesla entregasse cerca de 168.000 veículos neste primeiro trimestre, porém, nos números oficiais foram anunciados 184.800 veículos entregues e uma produção de 180.338 carros.

Os números impulsionaram e as ações fecharam a segunda-feira com uma alta de 4,4%, acrescentando  cerca de $ 50 bi em valor de mercado para a companhia.

Mesmo apresentando um aumento significativo, as operações da Tesla no primeiro trimestre foram diretamente afetadas por fechamentos temporários, que segundo Musk, foram atribuídos devido à escassez de chips na indústria e problemas logísticos. O recente incêndio na fábrica de Fremont, Califórnia, também causou a paralisação de alguns setores da unidade.

Os números revelaram que embora as adversidades, a companhia se saiu bem e pode vir a trazer números ainda maiores para os investidores. A montadora entregou cerca de 500 mil carros no ano passado e o mercado espera que as entregas aumentem mais de 50% em 2021.

Parte do aumento das entregas da montadora norte-americana, foram movidas devido às novas vendas registradas no território chinês, especialmente relacionadas a forte aceitação do Modelo Y por parte dos chineses.

 RETROSPECTO POSITIVO NO MERCADO

Há um ditado popular no Vale do Silício, utilizado pelo presidente-executivo da Tesla Peter Thiel: “Never bet against Elon Musk” (em uma paródia da classe frase de Warren Buffett: Nunca aposte contra a América).

Mas para os investidores de Wall Street, isso não é regra. De acordo com a estimativa da S3 Partners,  no período entre 2017 e 2021, investidores que apostaram contra a Tesla perderam cerca de $52 bilhões. Indo um pouco mais longe, desde 2011, ano do IPO, o valor chega a US $57 bilhões.

Desta forma, apostar contra Tesla se tornou a operação com o pior desempenho da década, devido aos resultados estrondosos apresentados nos últimos anos. Desde 2017 o preço das ações da Tesla aumentaram 15 vezes.

Se você tivesse investido US $1000 no IPO da empresa em 2011, teria hoje US $119,8 mil.

Mas tudo isso não basta para os investidores, a Tesla ainda continua sendo a empresa com o maior número de ações vendidas de “short selling”no mundo (posição vendida visando a queda do valor das ações), com aproximadamente US$ 40 bilhões.

O número é quase 4 vezes maior em relação a Apple, que possui US $12 bilhões em posições vendidas de short selling.


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

ELON MUSK GANHOU US $36 BILHÕES APENAS NO DIA DE HOJE

COMO A SPACEX FEZ ELON MUSK ALCANÇAR UMA FORTUNA DE R$1,2 TRILHÃO

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail