Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Indicador Hash Ribbon sinaliza compra após 1 ano

Desenvolvida para avaliar a situação dos mineradores, a métrica Hash Ribbon voltou a dar sinais de compra após 1 ano.

Indicadores on-chain são essencialmente desenvolvidos através de dados retirados da blockchain, sendo um dos principais conjuntos de dados aqueles que fazem referência à atividade de mineração.

A métrica que iremos abordar hoje foi desenvolvida por Charles Edwards e foi publicada inicialmente em 2019 com algumas atualizações posteriormente. Indica principalmente o momento do término do período de capitulação de mineradores e costuma apontar momentos de compra de médio/longo prazo.

Vamos ver o que este indicador significa e se de fato faz sentido comprar de acordo com estes sinais.

Hash Ribbon é um dos mais famosos indicadores on-chain, calculado através das médias móveis de 30 e 60 dias do hashrate, ou taxa de poder computacional da rede bitcoin.

Como a taxa de hash responde imediatamente a atividade de mineração, podemos visualizar os momentos de maior pressão na atividade de mineradores, pois maior taxa de hash significa mais mineradores conectados, assim como o oposto.

Devido a condições de mercado ruins durante bear markets, muitos mineradores são forçados a desligarem suas máquinas, reduzindo o hashrate. Ao recuperarmos a tendência de alta de preço, mais mineradores são incentivados a ligarem suas máquinas, aumentando o hashrate.

Utilizando as duas médias móveis é possível enxergar claramente estas duas tendências de preço e mineração. Quando a média curta (30d) cruza abaixo da longa (60d) sinaliza o início da capitulação de mineradores.

O sinal de compra do indicador ocorre quando o oposto acontece, ao inverter a média curta acima da longa, é assim finalizado o período de capitulação.

Durante toda a história tivemos cerca de 13 sinalizações de compra, sendo a 14ª ocorrendo agora dia 19 de agosto.

A maioria das sinalizações de compra forneceram bons pontos de entrada, condizente com a finalização da capitulação e início de nova tendência de preço.

Entretanto, é importante pontuar que não existe indicador on-chain ou técnico que seja 100% preciso, existem aproximações estatísticas condizentes com o momento atual de mercado.

Hash Ribbon sinaliza compra não somente nos fundos, mas muitas vezes após o fundo de mercado.

Como podemos ver, todas as sinalizações foram em momentos de curto/médio prazo. Entretanto, algumas por exemplo dezembro de 2019 e agosto de 2021 não foram tão boas num período de alguns meses, tendo ocorrido quedas abaixo da zona de compra.

Bitcoin é ativo de crescimento exponencial com uma tendência clara de adoção em massa e institucionalização, então independente do indicador utilizado, uma compra de longo prazo terá grande potencial de oferecer bons retornos.

Mesmo que Hash Ribbon não seja sempre perfeito, compras na faixa de sinalização do indicador têm se mostrado bastante eficientes para bons retornos de longo prazo.

Diversos outros indicadores confluem para uma possível zona de fundo, mesmo que o preço caia mais se igualando a ciclos anteriores, não invalida uma alocação.

Isto não é uma recomendação de compra, o cenário global segue pressionado e Bitcoin ainda pode sofrer de questões macroeconômicas, mas este e outros indicadores têm mostrado o alto potencial da região atual.

Faça sua própria pesquisa e HODL. 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas