Investidores institucionais e plataformas cripto realizaram grandes operações de venda de bitcoin recentemente. Em menos de três meses, quase R$ 30 bilhões da criptomoeda foram liquidados no mercado.
A maioria das operações de venda foram realizadas por empresas cripto que enfrentaram problemas de liquidez. Algumas até declararam falência nos últimos dias, como a Celsius Network, por exemplo.
A venda de mais de 236 mil bitcoins coincide com a chegada do bear market. Desde o início de maio de 2022, investidores institucionais e empresas cripto venderam R$ 29,91 bilhões considerando a cotação atual.
De acordo com dados da Arcane Research, as operações de venda da criptomoeda correspondem a grandes movimentações de negócios como Fundação Luna, Three Arrows Capital (3AC) e Celsius Network.
O analista on-chain do BlockTrends, Cauê Oliveira, afirma que nem sempre grandes investidores podem ser considerados ‘baleias’. O termo é utilizado para identificar usuários que movimentam milhares de bitcoins.
No caso dessas empresas, o despejo de bitcoins aconteceu após problemas de liquidez e grande risco de liquidação em empréstimos em plataformas cripto. Cauê Oliveira lembra que o bear market afetou praticamente todo o mercado.
“O ‘bear market’ de fato afeta todos no mercado. Por mais que muitos acreditem que as ‘baleias’ estão sempre lucrando, isto não é verdade, nos últimos dois meses a 3AC, Voyager, Celsius, entre outras, movimentaram grandes quantidades de bitcoin.”
Venda de bitcoins no trimestre
O preço do bitcoin caiu mais de 50% nos últimos três meses. O gráfico da Arcane Research mostra que a primeira grande venda da criptomoeda no mercado aconteceu no dia 10 de maio de 2022.
No total, mais de 80 mil bitcoins foram colocados à venda pelo protocolo que entrou em colapso. Enquanto isso, a empresa Three Arrows Capital se desfez de mais de 40 mil unidades da criptomoeda.
Assim como a 3AC, a Celsis Network declarou falência depois de vender bitcoins no mercado. A plataforma de empréstimos cripto vendeu quase 22 mil unidades antes de apresentar o pedido de falência.
A venda de criptomoedas pela Tesla também endossa a lista de investidores institucionais apresentada no relatório. A empresa criada por Elon Musk se desfez de 75% dos bitcoins que a empresa possuía. Ou seja, além da Tesla, mineradores venderam quase 20 mil bitcoins entre maio e junho de 2022.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com