O euro está enfrentando uma forte desvalorização no mercado e a moeda fiduciária perdeu a paridade com o dólar norte-americano, e nesta terça-feira (12) foi cotada em US$ 0,99.
A queda do euro está sendo influenciada pelo conflito na Ucrânia. Com a Rússia sendo um dos principais fornecedores de combustíveis para o bloco de países, uma crise energética pode afetar toda a Europa.
Sendo assim, o desabastecimento na Europa pode provocar uma recessão econômica. O temor da recessão fez o euro perder valor diante do dólar norte-americano.
A paridade entre euro e dólar não é vista no mercado desde 2002. Além dos efeitos da guerra na Ucrânia, o dólar enfrenta uma valorização que influenciou na queda do euro.
Assim, com o temor de elevação dos juros nos Estados Unidos, o dólar subiu enquanto o euro se desvaloriza. Atualmente, o principal gasoduto que fornece gás natural da Rússia para a Europa está em manutenção.
No total, essa paralisação pode acontecer em até 10 dias. Porém, esse prazo pode ser aumentado pela Rússia, o que preocupa o mercado e reflete diretamente na moeda euro.
O FED dos Estados Unidos se reunirá em breve e pode aumentar novamente a taxa de juros no país para conter a inflação. Portanto, o mercado espera que esse aumento seja maior que a política de taxas de juros praticada por outros bancos centrais.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com