A comunidade cripto aguarda com grande expectativa a data limite de 13 de agosto para a decisão sobre o ETF de Bitcoin da Ark Invest, pois isso pode definir um momento crucial para o mercado de criptomoedas.
O Registro Federal dos EUA definiu 13 de agosto como o prazo para a SEC decidir aprovar ou recusar a proposta da Ark Invest, apresentada em 15 de junho. No entanto, a SEC pode adiar essa decisão por até 240 dias após a data de registro, estendendo potencialmente a decisão até janeiro de 2024.
Além da Ark Invest, outras oito organizações, incluindo a Bitwise e a BlackRock, também submeteram pedidos para um ETF de Bitcoin. A Grayscale, por sua vez, solicitou a conversão de seu Grayscale Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin.
Especialistas e analistas têm opiniões divididas sobre o resultado. Matt Hougan, CIO da Bitwise Asset Management, sugeriu em uma transmissão da CNBC que a SEC provavelmente adiará sua decisão. No qual, tem sido o caso com muitas propostas anteriores.
Por outro lado, o economista Alex Kruger acredita que os preços das criptomoedas aumentarão independentemente da decisão da SEC. Consequente, apontando que o mercado já precificou o resultado.
SEC vira o centro dos holofotes
A SEC tem sido cautelosa em sua abordagem aos ETFs de Bitcoin, citando preocupações com fraudes e manipulações nos mercados subjacentes.
No entanto, a atual safra de aplicações introduziu um novo elemento: um “acordo de compartilhamento de vigilância” com bolsas como a Nasdaq e a Cboe. Isso permitiria o compartilhamento de informações sobre atividades de negociação no mercado, reduzindo as chances de manipulação.
Enquanto o mundo aguarda a decisão, muitos acreditam que, se a SEC aprovar um ETF de Bitcoin, aprovará vários ao mesmo tempo. Já que existem semelhanças entre as propostas e isto poderia facilitar o processo burocrático, assim como evitar favorecimentos.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com