Artigo

Tesla pegando fogo

Desenvolvedor do Bitcoin pede banimento de carros da Tesla


Por Neto
Maio 26, 2021

[post-views]

Em entrevista a um podcast, o desenvolvedor do Bitcoin Peter Todd afirmou que carros autônomos com atualizações automáticas são perigosos demais para serem permitidos. E suas preocupações são reais.

Apesar de relativamente recente, a fala do entusiasta do Bitcoin não vem de algum ressentimento com a Tesla parar de aceitar BTC como forma de pagamento, pois Todd alertou sobre os riscos da Tesla cerca de um mês antes. 

Qual a semelhança entre Monero e um Tesla?

Discutindo sobre segurança das criptomoedas no podcast Monero Talk, Todd diz que a criptomoeda focada em privacidade Monero (XMR) toma fundamentalmente mais riscos técnicos que o Bitcoin (BTC).

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Privacidade na camada base é tecnicamente perigoso em comparação a não ter, porque é muito mais difícil de detectar quando algo dá errado, explica o desenvolvedor. “Qualquer idiota pode validar o blockchain do Bitcoin e checar se os números batem, não é difícil. Fazer isso com Monero é fundamentalmente mais difícil e isso significa que existem menos olhos nele, menos pessoas procurando por esses problemas.”, diz.

“E então tem a ZCash, que é um pesadelo. Quem vai saber qual a oferta total de ZCash? Mas, isso é um trade-off, a Blockstream também faz isso com a sua sidechain, a Liquid é criptograficamente mais arriscada que o Bitcoin.”, continua Todd.

Para comparar a segurança do Bitcoin com o Monero, o apresentador do programa Doug Tuman faz uma analogia entre um carro que dirige sozinho, da Tesla, e uma bicicleta.

“Você entra no seu carro e fica tranquilo em relação a não tocar no volante, enquanto está basicamente confiando nessa caixa preta que você realmente não consegue checar, mas que está usando essa tecnologia bem avançada para dirigir por aí. Isso versus andar de bicicleta, onde você instantaneamente sabe quando uma engrenagem não está funcionando corretamente.”

É importante notar que, apesar das duas criptomoedas possuírem um código aberto, o resultado do BTC é um blockchain transparente e o resultado do XMR é um blockchain opaco. Com Monero, você pode auditar o código, mas a impossibilidade de checar o que está acontecendo de forma transparente dificulta a detecção de possíveis problemas.

De forma a surpreender o entrevistador, Todd não toma a analogia como válida. “Eu acho que os Teslas com piloto automático e atualizações instantâneas são fundamentalmente perigosos e deveriam ser banidos.”, diz.

Por que Teslas são extremamente perigosos

Peter então opina que o maior problema dos carros elétricos da Tesla não é a autonomia dos veículos, mas a combinação disso com updates automáticos. A razão disso é efetivamente o terrorismo, explica ele. Alguém pode fazer o download de uma atualização para um Tesla que pode fazê-lo simplesmente mirar em uma parede e bater.

“Má analogia então, certo?”, pergunta Doug. “Monero é de código aberto, a Tesla não.”

Mas o problema essencial da Tesla não é o código fechado, insiste Todd. “O fato de que há pessoas com chaves para fazer esse ataque é insano, não pode ser permitido. Me desculpem, mas carros com atualizações automáticas precisam ser banidos, fim de papo. É perigoso demais.”

Dando um passo além, o desenvolvedor afirma que “carros que usam software de código fechado, que não sejam construídos de maneira determinística para segurança, também precisam ser banidos”.

Para ele, os avanços tecnológicos sem a devida preocupação com segurança demonstram um perigo extremamente alto para a sociedade, além disso, ressalta que não deixar claro quais os riscos dos carros para os clientes é fraude.

A opinião dele é compartilhada por especialistas que se preocupam com uma possível distopia monopolística da Tesla e sua sede por dados e controle dos usuários.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Como o Monero é comparável ao Bitcoin

Mas voltando ao assunto das criptomoedas, para quem ficou curioso, o desenvolvedor do Bitcoin propõe uma analogia melhor: andar de moto ou de bicicleta.

“Sim, não requer a mesma confiança no mesmo sentido que a Tesla, mas se alguma coisa quebra em uma motocicleta, há uma boa chance de você se ferir. Elas são coisas perigosas, sabe? É uma coisa aceitável? Claro, eu andaria em uma.”

Doug complementa que não estamos usando apenas bicicletas para locomoção, mas estamos em carros, aviões, etc. Confiamos em engenharia avançada que poderia ser catastrófica para nossa segurança, mas há fazemos porque há uma grande vantagem em fazer isso.

Peter Todd revelou que possui Monero (XMR) em seu portfólio e apoia a criptomoeda desde março de 2015, quando a corretora BTC-e começou a tratar bitcoins de forma diferente, essencialmente atacando sua fungibilidade.

Para não perder nenhum artigo novo, siga o Cointimes no Telegram.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail