Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Custo de financiamento da dívida pública salta para 12% ao ano

Com a alta da taxa de juros, o custo de financiamento do governo têm crescido, indicando reversão na relação Dívida/PIB

Os aumentos da taxa Selic, que chegou a estar em 2% no começo de 2021, têm sido sentidos pelo Tesouro agora com as emissões de novos títulos.

Na prática, a rolagem da dívida, o ato de emitir novos títulos para recomprar os antigos, têm sido feitas com taxas de juros maiores, impactando o custo do estoque total.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A conta maior implica em diminuir a trajetória de queda que a dívida pública vinha registrando nos últimos meses. Após 7 meses de queda, a dívida atingiu o patamar de 78,3%, com o Brasil sendo um dos poucos países a atingir patamar similar aos números antes da pandemia. 

O cenário mais confortável no endividamento, com o custo em queda em meio a pandemia (graças aos juros menores), e a alta do PIB (em meio a inflação), impediram o país de atingir cenários como o de um endividamento próximo a 100% do PIB.

O cenário considerado catastrófico poderia implicar em uma dominância fiscal, um cenário onde a taxa de juros têm pouca efetividade em combater a inflação, uma vez que ela é alimentada pelos déficits por parte do governo.

Este evento tem sido vivido pela Argentina, cujos constantes déficits por parte do governo têm pressionado o câmbio, e consequentemente a inflação.

Por aqui, o cenário indica uma maior estabilidade da dívida, dados os gastos do governo em auxílios e desoneração, que reduzem a expectativa de superávit primário para o ano. 

Segundo o Banco Central, porém, a trajetória de alta da Selic pode ter chegado ao fim, com a ata do Copom indicando uma espera já na próxima reunião, para não pressionar a atividade econômica.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas