Artigo

Como TikTokers estão replicando negociações de membros do Congresso americano


Por Hugo Montan
Setembro 27, 2021

[post-views]

Tirando proveito da lei que quebra sigilo de negociações de congressistas, TikTokers estão divulgando e replicando negociações de legisladores americanos. 

Surgindo como uma versão análoga do fórum do reddit “r/wallstreetbets”, uma comunidade de jovens investidores têm emergido no Tiktok e alcançado cada vez mais público. 

Diferentemente do r/wallstreetbets, os investidores do TikTok não investem em ações meme que crescem apenas por puro efeito manada dos internautas, ao invés disso, eles replicam o que figuras públicas fazem no mercado, especificamente congressistas americanos. Para isso, eles utilizam de uma lei chamada Stock Act, que exige que os legisladores divulguem suas negociações com ações em até 45 dias. 

Entre a comunidade dos investidores TikTok, as divulgações de negociações de ações da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, são um tesouro. Para a comunidade ela é como uma “baleia do mercado de ações” e uma “vidente e rainha dos investimentos”. 

Chris Josephs, um dos principais membros da comunidade, é cofundador de uma empresa chamada Iris, que mostra as negociações de ações de legisladores. Na plataforma de Josephs, você pode receber notificações push sempre que as negociações de congressistas influentes são divulgadas. 

O empreendedor vê as negociações feitas por legisladores federais como “dinheiro inteligente“. que vale a pena seguir e rastrear uma grande variedade de políticos. “Não queremos que isso seja uma coisa de esquerda versus direita. Não nos importamos. Só queremos ganhar dinheiro“, disse ele.

Neste ano, a plataforma idealizada pelo TikToker divulgou 4.000 negociações financeiras que movimentaram pelo menos até US $315 milhões em ações/títulos comprados ou vendidos. 

A discussão levantada por iniciativas como essa incendeiam as discussões sobre o uso de informações privilegiadas para a realização de negociações dentro de órgãos governamentais. Nas últimas semanas o FED (Federal Reserve) tem sido cada vez mais pressionado com os vazamentos de informações sobre o portfólio de investimentos de dirigentes, como o próprio Jerome Powell. 

As acusações que enquadram uma espécie de “Inside trading” governamental, revelam que dirigentes do Banco Central Americano possuíam títulos que foram posteriormente comprados massivamente como parte da política estimulante americana. 

Você pode curtir também ler estes textos aqui:

COMO OS DIRETORES DO FED PODEM TER REALIZADO INSIDE TRADING E LUCRADO MILHÕES

NA BRIGA PARA ATRAIR FUNCIONÁRIOS, AMAZON PROMETE BANCAR FACULDADE E OUTROS GASTOS

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail