Em uma entrevista ao podcast de Lex Friedman, um pesquisador de inteligência artificial, o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk afirma reconhecer Nick Szabo como provável Satoshi Nakamoto.
A tese de Musk, que não é lá muito nova, é baseada em algumas características de Szabo e sua trajetória na indústria.
Formado em ciência da computação, Szabo propôs em 1998 a criação do “Bit Gold”.
A ideia por detrás da moeda digital nunca implementada criou conceitos que posteriormente seria incorporados ao Bitcoin.
Na ideia criada por Szabo participantes da rede dedicaram poder computacional para solucionar “quebra-cabeças” que por sua vez seriam enviados a um cofre central de registro público, em suma, bastante similar a ideia de Blockchain e proof-of-work.
Ainda na estrutura desenhada por Szabo, a “mineração” varia de dificuldade com o tempo. Ao contrário do Bitcoin, porém, a variação não seria apenas no sentido de se tornar mais difícil ou mais fácil.
A ideia é similar ao próprio ouro, cuja produção aumenta ou diminui conforme a demanda.
No último século a produção de ouro saiu de 745 para 3,2 mil toneladas por ano, causada por novas tecnologias e oscilações de preço.
No caso do Bitcoin, graças ao Halving, essa variação inexiste. Não importa o quão mais demandado seja o bitcoin, sua produção não cresce em função da demanda.
Curiosamente na ideia de Szabo o “bitgold” deveria servir de “reserva de valor” e não um meio de troca, como o Bitcoin acabou sendo desenhado.
A citação de Elon Musk sobre quem é Satoshi Nakamoto, como mencionada, não chega a ser nova.
Em 2014 um grupo de linguistas avaliou o White paper do Bitcoin com outras escritas de prováveis “Satoshis”, como Hal Finney e o próprio Szabo, atribuindo a Szabo a similaridade de escrita.
Nick Szabo sempre negou ser Satoshi (e portanto dono de uma carteira de 1 milhão de Bitcoins), no que Musk afirma ser menos relevante, dado que “ainda que não seja o criador, certamente foi fundamental na evolução das ideias”.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com