Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Mercado Bitcoin se junta a Stellar para o desafio de criar o Real digital

Com previsão de ser lançada ainda em 2022, a versão brasileira do Real Digital ganha novos parceiros no desenvolvimento.

A Mercado Bitcoin, maior exchange da América Latina, fechou hoje uma parceria com a Stellar Development Foundation, a SDF, para trabalhar no LIFT Chalenge do Banco Central, na busca pela criação do Real Digital.

A CBDC (Central Bank Digital Currency), brasileira, uma versão digital do Real que irá operar em uma blockchain do Bacen, deve ser lançada ainda no segundo semestre. 

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

A escolha da criptomoeda Stella se dá por uma das suas características centrais: o número de transações possíveis na rede.

O time de desenvolvedores que criou a criptomoeda em 2014 se propunha a resolver o problema da velocidade e custos de transação. Por conta disso, a Stellar nasceu com uma oferta de 100 bilhões de unidades, das quais 95% foram dadas de graça para usuários. 

O protocolo da cripto possui ainda uma inflação oficial de 1% ao ano, criado por meio de prova de consenso, sem mineração.

Em outro ponto importante, a rede é desenvolvida para permitir trocas entre pares de moeda (como dólar, euro, dólar australiano etc), usando Stellar como intermediário.

No último ano a rede ficou conhecida por uma paralisação misteriosa dos servidores. Os nodes de validação da Stella chegaram a ficar off-line durante 14h. Em 2019 a rede também havia sofrido um congelamento.

Sobre o projeto do Real Digital 

A versão digital da moeda brasileira ainda está em fase de testes, com o Bacen buscando soluções para alguns desafios, como privacidade da rede.

No caso da CBDC chinesa, a mais avançada, as preocupações se dão pelo poder que o PBOC, o Banco Central chinês, possui sobre as moedas do Yuan Digital.

Na prática, através da sua blockchain, o PBOC consegue identificar onde está cada unidade da moeda. Essa preocupação já acendeu o alerta de políticos americanos em relação ao Dólar Digital. 

Como grande vantagem, a versão digital das moedas nacionais possui elevada conversibilidade, com usuários podendo fazer compras no exterior utilizando seus saldos em moedas nacionais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas